Pular para o conteúdo principal

Parque Cultural Casa do Governador é aberto para visitação pública

A população capixaba já pode conhecer a área onde está instalada a Residência Oficial do Governo do Estado, na Praia da Costa, em Vila Velha. O Parque Cultural Casa do Governador foi aberto no último fim de semana. Os visitantes podem conferir no local uma exposição com 21 esculturas de artistas capixabas e de outros estados do Brasil.

Os interessados já podem agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, pelo telefone (27) 3636-1032, de segunda-feira a sexta-feira. As visitas são gratuitas e vão acontecer sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, com o acompanhamento de um mediador do Governo do Estado.

O local já está aberto para visitações, em Vila Velha. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
Os três eixos temáticos do projeto – Ambiental, Histórico e Artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo Artístico, os visitantes vão poder conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), por meio de um edital que foi lançado em 2021. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

"Estamos fazendo um Parque Cultural à céu aberto com obras de artistas capixabas e de fora do Estado. Teremos exposições permanentes e o local está se transformando em um local sustentável com reutilização de água das chuvas e energia solar. Estamos avançando também na recomposição de espécies nativas. Essa é uma oportunidade a mais para os estudantes, turistas e, especialmente, para toda a nossa população", afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ressaltou a potência artística e histórica que tem o Parque Cultural Casa do Governador. "O Parque Cultural passará a integrar o nosso circuito de arte contemporânea e uma excelente opção de passeio para os capixabas e para os nossos visitantes. O local está no nosso imaginário e as expectativas do público para essa abertura são as melhores", pontuou.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, que coordena o projeto junto com a primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande, comentou sobre o que o espaço oferece aos visitantes.

"O Parque já tem uma vocação natural em termos de beleza cênica. Então, só isso já é um grande atrativo para conhecer o local. Também tem uma importância histórica pelo fato de ser a Residência Oficial dos governadores do Estado e, dentro desse eixo, o histórico", explicou Cristina Engel. 

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou do evento. "Os capixabas terão contato direto com as obras de arte, com a tecnologia e muito mais que este Parque irá oferecer. Vila Velha que abriga o maior símbolo cultural e religioso do nosso Estado, que é o Convento da Penha, e agora terá um sonho realizado para muitos com a abertura desse Parque. Porque nós, enquanto agentes públicos, temos que concretizar sonhos", declarou.

Obras de arte
Ao todo, 21 obras estão expostas no Parque, sendo 10 temporárias e 11 permanentes. Os artistas são os capixabas Ale Gabeira; Christina Bastos; Elvys Chaves e Carlo Schiavini; Geisa Silva; Maria Tereza Aigner e Thiago Sobreiro; Rick Rodrigues e Luccas Martins; Wayner Tristão; Sandro Novaes; Julio Tigre; Fernando Augusto; Kyria Oliveira; e Natan Dias.

De outros estados são os artistas Tonil Braz (MG); Iagor Peres (RJ); Isabela Roriz (RJ); Estela Sokol (SP); Julio Tigre (ES); Fernando Velásquez (Uruguai/SP); Narcélio Dantas (CE); Marilá Dordot (MG); Bea Martins (RJ) e Alexandre Vogler (RJ).

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena