Pular para o conteúdo principal

Estado de Sítio comemora 23 anos de estrada com lançamento de single e videoclipe

Referência na cena do rock produzido no Espírito Santo, a banda Estado de Sítio comemora 23 anos de carreira com o lançamento do seu primeiro videoclipe, Resvalo. A gravação poderá ser ouvida nas plataformas digitais a partir da próxima sexta-feira (15), e o clipe será disponibilizado no canal da banda no YouTube, no próximo dia 22.

A banda Estado de Sítio comemora 23 anos com lançamento. (FOTO: Vitor Santos)
Com direção de Diego Scarparo e realização da Global Village e Núcleo Produções Artísticas, o videoclipe Resvalo foi viabilizado com recursos do Funcultura, por meio do Edital 019/2021, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

A produção musical ficou a cargo de Warlen Neto e da própria banda, que gravou a música no Estúdio Funk Pirata, em Vitória, com engenharia de áudio de Jackson Pinheiro e masterização de Igor Comério.

Composta pelo vocalista e guitarrista Danyel Sueth, a canção Resvalo aborda o drama das pessoas que sobrevivem à margem da sociedade, privadas de direitos e de condições dignas para exercer sua cidadania. “Resvalo em nós/ Sufocados em nãos/Quem não pode entrar/Quem não pode dançar/Limpa tudo”, diz um trecho da letra.

“A ideia da música é falar das pessoas que vendem a sua força de trabalho para sobreviver e que são exploradas pelo sistema, ou seja, grande parte do povo brasileiro”, afirma Danyel, que compõe o Estado de Sítio ao lado de Aluízio Jr (baixo), Neto Zitão (guitarra) e Ronnie Silveira (bateria).

Capa de divulgação do single Resvalo. (ARTE: Aluízio Junior)
Sonoridade
O videoclipe foi gravado em um sobrado abandonado, no município de Alegre, com a participação do ator e performer Kaio Serafim. A aridez do cenário encontra eco na proposta da banda, que sempre pautou sua criação artística na crítica às desigualdades sociais.

A sonoridade remete à geração grunge de Seattle (EUA), com guitarras distorcidas, bateria acentuada e vocais marcantes e melodiosos.

Danyel reconhece a influência desse movimento no som da banda, mas afirma que o mosaico de referências do Estado de Sítio vai além.

“Também ouvimos muito coisas anteriores ao grunge, como os ingleses dos anos 60 e 70, especialmente The Beatles e Led Zeppelin, bem como a música popular brasileira e o próprio rock no Brasil, de Secos e Molhados e Mutantes a nomes como Titãs, Legião, Nação Zumbi. Num segundo momento bebemos muito da geração de Chico, Gil, Caetano, Milton, Bethânia, Elis, sempre em busca de uma identidade própria”, comenta.

História
Formado em Alegre, em 2001, o Estado de Sítio construiu uma carreira sólida que inclui dois álbuns autorais: Aparências (2006, Lona Records) e Estiagem (2017, Tratore); e o single Distâncias, lançado em 2022. A banda dividiu o palco com nomes como Lobão, Frejat, Skank, Charlie Brown Jr., Marcelo D2 e O Rappa, e registrou uma apresentação memorável no Festival de Música de Alegre em 2007.

“Tocar no palco principal do Festival de Alegre foi uma das nossas grandes realizações. Ter um festival tão grande na porta de casa, vendo os ídolos de perto, foi um dos motivos para a gente montar uma banda”, revela o vocalista Danyel Sueth.

Integrantes da banda Estado de Sítio. (FOTO: Vitor Rodrigues)
Ele lembra que a força do Estado de Sítio reside nos shows, diante do calor do público e da potência dos amplificadores. “Nosso lance sempre foi o palco, onde imprimimos a energia que o nosso tipo de som exige”, observa.

Mas o que mudou na banda ao longo desses 23 anos de estrada e o que permanece inalterado na proposta do grupo? Para o vocalista Danyel, apesar das mudanças impactadas pela tecnologia na criação, distribuição e consumo de música, o Estado de Sítio mantém firme a sua essência inicial: construir seu próprio repertório.

“O desejo de fazer o próprio som, de dar vazão ao que você acredita em forma de música, que sempre foi o norte da banda, permanece o mesmo, e acredito que continuará sendo enquanto ela existir”, afirma.

Próximo álbum
Simultaneamente à divulgação do single e do videoclipe, a banda trabalha na produção de seu terceiro álbum, ainda sem previsão de lançamento.

“Já temos bastante material e estamos trabalhando para que ele tenha uma identidade própria”, relata Aluízio Jr, um dos fundadores da banda. Danyel Sueth complementa: “Pode soar meio fora de moda a gravação de um álbum, mas somos da geração que cresceu escutando discos inteiros e é o que queremos fazer. É possível que durante o processo de gravação a banda lance alguns singles como aquecimento”, adianta.

A letra da música:
Resvalo em nós 
Fez um calo nas mãos 
Alegria em contramão 
Gente morre, gente em vão 
Embrulha tudo 
Resvalo em nós 
Sufocados em nãos 
Quem não pode entrar 
Quem não pode dançar 
Limpa tudo 
Resvalo no alvo, outra vez! 
Tudo igual sob o sol 
Resvalo em nós 
Joelhos no chão 
Vela pra acreditar 
Punhos pra não dobrar 
Diante de tudo Resvalo em nós
 Esquenta a vida no pulmão 
Aperta ali pra chegar 
Afrouxa aqui pra voltar 
Se vira em tudo 
Resvalo no alvo, outra vez! 
Tudo igual sob o sol

Ficha técnica
Música: Resvalo
Data de lançamento: 15 de março (plataformas digitais) e 22 de março (clipe)
Produção musical: Estado de Sítio e Warlen Neto 
Gravação e mixagem: Jackson Pinheiro 
Estúdios: Funk Pirata, Estúdio Mirabel e i9 Estúdio
Masterização: Igor Comério
Direção do videoclipe: Diego Scarparo 
Concept: Danyel Sueth e Aluízio Junior 
Roteiro/Storyboard: Aluízio Junior e Diego Scarparo 
Direção de fotografia: Lourenço Diniz 
Produção do videoclipe: Taynara Barreto 
Figurinos: Flaviane Fonseca 
Edição/montagem: Diego Scarparo 
Cor/finalização: Lourenço Diniz 
Ator/performer: Kaio Serafim 
Still: Vitor Santos 
Eletricista: Marcelo Ferreira 
Realização: Núcleo Produções Artísticas e Global Village

Com informações de José Roberto Santos Neves (Assessoria JRSN)

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC