Pular para o conteúdo principal

Léo de Paula apresenta a força da percussão afro-brasileira em fórum na Colômbia

Um dos nomes mais atuantes da cena musical capixaba, Léo de Paula vai representar a ancestralidade da percussão bantu no Fórum Permanente de Estudos Afro-brasileiros, em Bogotá, capital da Colômbia.

Juntamente com a cantora Ekaterina Bessmertnova, o percussionista, compositor e produtor apresentará um recital-palestra, nesta quinta-feira (14), e uma oficina e mesa-redonda, no próximo sábado (16), na Fundación Cultural Cayena, tradicional espaço de difusão da cultura brasileira na região.

Léo de Paula já passou por diversos países, mas chega à Colômbia pela primeira vez. (FOTO: Tadeu Bianconi)
O intercâmbio é viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), por meio do Edital nº 02/2023, que concede apoio cultural-financeiro para custeio de despesas com locomoção de artistas, técnicos e estudiosos.

O fórum é parte integrante do Ciclo Internacional de Conferências Poéticas da Diáspora Africana (Ciclo Afro), uma iniciativa organizada pelo Leitorado Guimarães Rosa - Bogotá, instituição vinculada à Embaixada do Brasil na Colômbia, com o apoio do Ministério de Igualdade Racial e do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

As atividades são voltadas a alunos da Universidade Nacional da Colômbia e à comunidade acadêmica em geral. O objetivo é promover o diálogo e o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Colômbia, com foco especial nas questões musicais e afrodiaspóricas.

Tambores
Esta é a primeira vez que Léo de Paula vai se apresentar na Colômbia, país caracterizado por sua cultura rica e diversa, e pela mistura de tradições indígenas, espanholas e africanas.

Conhecido por seu trabalho autoral e como professor do núcleo de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo, ele já levou sua arte aos Estados Unidos, Sérvia, Holanda, Inglaterra e Rússia, terra natal da companheira Ekaterina Bessmertnova.

Léo de Paula e Ekaterina Bessmertnova em uma apresentação. (FOTO: Daniella Spadeto)
“Minha expectativa é a melhor possível. Partiremos da percussão de origem banta até chegar à contemporaneidade de gêneros musicais brasileiros”, adianta o músico.

No recital-palestra, Léo de Paula utilizará toques específicos de tambores, atabaques, congas, tumbadoras e agogôs, para exemplificar a conexão entre os ritmos associados à musicalidade sagrada de origem banta com as práticas musicais presentes na cultura colombiana.

Simultaneamente, Ekaterina Bessmertnova interpretará canções representativas dessa estética na música popular brasileira: Tristeza e Solidão, de Baden Powell e Vinicius de Moraes; Alguém me avisou, de Dona Ivone Lara; Deusa dos Orixás e Conto de Areia, de Toninho Nascimento e Romildo Bastos; Canto das três raças, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, e o congo capixaba Iaiá, você vai à Penha.

Em um segundo momento, o músico vai trabalhar ritmos considerados ancestrais do samba, como a cabula e o monjolo, que ele entende como elementos essenciais para a formação da identidade musical brasileira.

“Durante a palestra faremos um paralelo com o pandeiro, exemplificando adaptações e desdobramentos criativos desta musicalidade de modo a influenciar contextos artísticos mais amplos”, observa Léo de Paula.

O músico vai trabalhar ritmos considerados ancestrais do samba, como a cabula e o monjolo. (FOTO: Mariana Garcia)
Dentro dessa atividade ele pretende demonstrar como o funk, o samba e a música instrumental derivam dos toques sagrados de origem banta.

Na oficina e mesa-redonda, o músico irá mencionar curiosidades históricas e culturais acerca da cultura banta, de modo a propor o diálogo com outras expressões artísticas.

“O objetivo é contribuir para a construção de referências positivas sobre nossa subjetividade e pertencimentos, privilegiando uma pluralidade de saberes e expressões, com foco na valorização da identidade negra”, destaca.

Herança africana
Para o professor visitante na Universidade Nacional da Colômbia e organizador do Ciclo Afro, Marcos Ramos, a participação de Léo de Paula e Ekaterina Bessmertnova no Fórum Permanente de Estudos Afro-brasileiros é parte fundamental de um movimento mais amplo de aproximação entre Brasil e Colômbia, mediado pelo elemento afrodiaspórico.

“Há muitas coisas que unem esses países, mas, sem dúvida, um dos eixos centrais é a história de uma herança africana como valor civilizatório. As pesquisas do Léo em torno das musicalidades centro-africanas, sobretudo, contribuem significativamente para uma compreensão mais aprofundada dessas dinâmicas culturais que tanto estão presentes no Brasil quanto na Colômbia”, afirma o professor.

Serviço
Projeto Fórum Permanente de Estudos Afro-brasileiros convida Léo de Paula e Ekaterina Bessmertnova:
- Recital-palestra “Musicalidade bantu no Brasil”
Data e horário: 14/mar (quinta-feira), às 18h30 (horário de Bogotá)

- Oficina e mesa-redonda “Musicalidades afro-brasileiras com Léo de Paula”
Data: 16/mar (sábado), às 18h30 (horário de Bogotá)
Local: Fundación Cultural Cayena – Bogotá, Colômbia
Realização: Ciclo Internacional de Conferências Poéticas da Diáspora Africana (Ciclo Afro), Leitorado Guimarães Rosa – Bogotá
Apoio: Ministério de Igualdade Racial e Ministério de Relações Exteriores do Brasil

Divulgação do recital-palestra na Colômbia. (FOTO: Divulgação)

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC