Pular para o conteúdo principal

“A Matéria Noturna”: Filme gravado em Vitória estreia nos cinemas em abril

O longa-metragem capixaba A Matéria Noturna, de Bernard Lessa, estreia nos cinemas no dia 4 de abril, com exibição no Cine Jardins, em Vitória. As cenas foram em locais turísticos da região, como Ilha do Boi, Praia de Camburi e Bar da Zilda.

Cena do longa-metragem capixaba, gravado em Vitória. (FOTO: Divulgação)
A obra, ambientada em Vitória, conta a história do encontro de Jaiane, uma mulher negra que canta em rodas de samba e trabalha como motorista de aplicativo e de Aissa, um marinheiro moçambicano que precisa ficar alguns dias na capital do Espírito Santo por conta de problemas mecânicos no navio.

Jaiane experimenta um pouco da hostilidade do Brasil contemporâneo, enquanto Aissa se esforça para ter uma experiência real em solo firme. No Bar da Zilda, famoso reduto do samba no Centro de Vitória, eles se encontram e daí, nasce uma paixão.

Em 2019, o filme de Bernard Lessa, que ainda estava em finalização, venceu a Mostra Futuro Brasil do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando foi exibido para convidados em sessão para projetos em andamento. A primeira exibição da obra final foi no Brasil Cine Mundi em 2023.

A Matéria Noturna fala sobretudo sobre relações interpessoais na contemporaneidade. Por isso escolhi trabalhar com noções de aridez e deriva que acompanham a apresentação dos personagens e da cidade de Vitória, palco no qual eles se encontram e tecem suas relações", explica o diretor.

O longa tem produção da Rede Filmes, Dilúvio Produções, Pique-Bandeira Filmes e Kussa Productions, e é distribuído pela Olhar Filmes.


Sobre o diretor
Bernard Lessa é produtor e realizador de cinema com base em Vitória, ES. Sócio fundador da Rede Filmes, realizou os curta-metragens Tejo Mar (2013); Sopro, Uivo e Assobio (2015) e A Casa Térrea (2017). A Mulher e o rio (2019), seu primeiro longa-metragem, estreou no 52º Festival de Brasília.

A Matéria Noturna (2021), seu segundo longa, foi premiado na Mostra Futuro Brasil, do 52º Festival de Brasília, como melhor filme e tem estreia programada para outubro no Olhar de Cinema. O Deserto de Akin, seu próximo filme, encontra-se em pré-produção.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC