Pular para o conteúdo principal

Artista do ES é indicado ao Prêmio Pipa, um dos maiores de arte do Brasil

O artista capixaba Natan Dias está na lista dos indicado a um dos maiores prêmios de arte do Brasil, o 15º Pipa. Ele divulgou a informação em suas redes sociais, após anúncio dos artistas indicados.

"Fiquei muito feliz, me emocionei (ainda me emociono), pois jamais imaginei ser indicado ao prêmio Pipa. Agradeço imensamente aos meus amigos de Minas Gerais que muito me aconselharam, do Espírito Santo", disse nas redes sociais.

O artista Natan Dias é um dos indicados ao Prêmio Pipa. (FOTO: Rafael Segatto)
Natan é formado pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi) e também formado no  curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O artista  integra o Grupo Vira Lata de Teatro desde 2010.

Atualmente desenvolve objetos de ferro, tendo já participando da CasaCorES, em 2019, em uma obra compondo um jardim de inverno pelo curador Fernando Sotelo, e participou da exposição Bantu na casa do Mestre Renato Santos.

O jovem também participou da exposição impares no Sindicato dos Artistas Plásticos do Espirito Santo com a curadoria da Rosana Pastes e Felipe Lacerda, e da exposição Gira, no Museu Capixaba do Negro (Mucane) com a curadoria de Napê Rocha.

Natan é representado pela Léo Bahia Arte Contemporânea, que apresenta sua nova exposição virtual entre os dias 19 de março e 18 de maio nas redes sociais.

São ao todo 65 artistas – dos quais 50 foram indicados pela primeira vez – escolhidos pelo Comitê de Indicação do Prêmio Pipa.

Assim como nas últimas edições, o Prêmio decidiu focar na produção mais recente, sendo voltado para artistas que realizaram sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 15 anos.

O objetivo do Prêmio Pipa deste ano é ser um incentivo para artistas em início de carreira, porém com produção diferenciada. Apenas os artistas que atenderem às solicitações da Coordenação do Prêmio Pipa dentro dos prazos informados serão considerados artistas participantes e estarão habilitados a concorrer ao Prêmio Pipa e ao Pipa Online.

O Conselho do Prêmio Pipa irá selecionar quatro artistas entre os artistas indicados que formalizarem sua participação no Pipa 2024. Os quatro artistas premiados vão participar de uma exposição no Paço Imperial, a ser realizada entre agosto e outubro deste ano. Cada um vai receber uma doação de R$ 20 mil. 

Já o Pipa Online será realizado em dois turnos. Cada um dos dois artistas mais votados vai receber uma doação de R$ 5 mil. A edição deste ano está programada para acontecer entre julho e agosto.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC