Pular para o conteúdo principal

Vale Música abre 160 vagas gratuitas para ensino musical no núcleo da Serra

Estão abertas, entre segunda-feira (4) e sexta-feira (8), as inscrições online para os novos participantes e para cadastro de reserva do Vale Música, projeto sociocultural patrocinado pelo Instituto Cultural Vale no Estado, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Projeto ensina música para crianças, adolescentes e jovens na Serra. (FOTO: Fábio Prieto)
Ao todo são ofertadas 160 vagas para crianças, adolescentes e jovens de 9 a 22 anos e que tenham interesse em estudar música no polo de ensino da Estação Conhecimento Serra, em Cidade Continental, na Serra.

As vagas são voltadas para moradores da Grande Vitória e que sejam alunos da rede pública de ensino ou com bolsa integral em escolas particulares e facul dades/universidades da Grande Vitória.

Para fazer a inscrição, o candidato ou responsável deverá realizar a leitura do edital e preencher todas as informações solicitadas por meio de formulário disponibilizado no site da Estação Conhecimento Serra, instituição executora do projeto no Espírito Santo.

Com 24 anos de história, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende atualmente a 320 beneficiários nos núcleos de Cidade Continental, na Serra, e no Parque Botânico Vale, em Vitória. Em mais de duas décadas de atividade, o projeto contribuiu para a formação de crianças e jovens que se tornaram músicos populares, educadores e concertistas, juntamente com apresentações dos educandos nos EUA, Europa, Japão e Emirados Árabes.

Os candidatos selecionados irão compor os grupos de referência do projeto: Coro Jovem Vale Música, Camerata Jovem Vale Música, Banda Sinfônica Vale Música e Vale Música Jazz Band; e também os grupos de formação: Coro Juvenil e Coro InfantoJuvenil, Orquestra Jovem e Orquestra Elementar, Banda Intermediária e Banda Elementar, Jazz Band Intermediária e Jazz Combo.

As vagas são disponíveis para os seguintes instrumentos/grupos: violino, viola, flauta transversal, clarinete, saxofones, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão/bateria, violão/guitarra, piano/teclado, baixo elétrico, além do Coro Jovem Vale Música e da Orquestra Elementar Vale Música (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico).

Os candidatos de até 17 anos não precisam ter experiência musical; já para os candidatos acima de 18 anos exige-se conhecimento prévio no instrumento/canto requisitado na inscrição.

Inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira. (FOTO: Fábio Prieto)
Avaliação
As inscrições devem ser realizadas em duas etapas: a primeira etapa é o correto preenchimento do formulário de inscrição. A segunda etapa consistirá em testes de aptidão musical, que serão realizados presencialmente, na Estação Conhecimento Serra, entre 11 e 15 de março, das 08h30 às 16h30, conforme tabela disponibilizada no edital.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o instrumento, turno e o horário do seu teste de aptidão musical, que será realizado em grupo de acordo com a disponibilidade de vagas disponível no formulário. Para efetivação da inscrição, cada candidato receberá um e-mail de confirmação.

Classificação
A equipe de professores do Projeto Vale Música Espírito Santo vai organizar e classificar os resultados de todos os candidatos de acordo com a disponibilidade de cada classe de instrumento, grupos de formação e grupos de referência.

A lista de selecionados e a lista do cadastro de reserva estarão disponíveis no site da Estação Conhecimento Serra a partir do dia 20 de março.

Matrícula
As matrículas serão realizadas conforme agendamento prévio, no período de 21 a 28 de março, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O agendamento será realizado através do telefone (27) 3298-7100. O início das atividades será no dia 5 de abril, para os novos educandos, e 8 de abril, para os novos participantes da Orquestra Elementar.

Serviço
Inscrições online para novos participantes e cadastro de reserva do Projeto Vale Música ES
Período: 4 a 8 de março
Número de vagas: 160
Núcleo de ensino: Estação Conhecimento Serra
Pré-requisitos: crianças, adolescentes e jovens de 09 a 22 anos, moradores da Grande Vitória, e que sejam alunos da rede pública de ensino ou com bolsa integral em escolas particulares (ensino fundamental, médio e superior) e faculdades/universidades da Grande Vitória
Onde se inscrever: pelo formulário disponibilizado no site da Estação Conhecimento
No ato da efetivação da inscrição, cada candidato receberá um e-mail de confirmação.
Dúvidas: e-mail coord.valemusica@estacaoconhecimentodeserra.org

Cronograma

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC