Pular para o conteúdo principal

Cantor Alexandre Lima morre após 10 anos em coma em Vitória

Morreu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 54 anos, o músico Alexandre Lima. Ele estava em coma havia 10 anos e estava sendo cuidado pela família em casa. Em 2013, ele sofreu um aneurisma da aorta, que o deixou acamado.

O músico Alexandre Lima morreu na madrugada desta quinta-feira (28). (FOTO: Arquivo/OMMC)
O artista foi integrante do grupo Manimal, criado por ele em meados de 1995, e construiu sua carreira na área de cultura do Espírito Santo. A informação foi confirmada pela família.

Em nota, a prefeitura de Vitória também lamentou a morte de Alexandre Lima e prestou solidariedade com amigos, fãs e familiares desse imponente nome do segmento artístico capixaba. A prefeitura também decretou luto oficial de três dias pela morte do músico.

O velório será aberto ao público, das 10 às 17 horas, no Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Depois, segue em cerimônia restrita aos familiares no Cemitério Parque da Paz, onde ocorrerá o sepultamento.

Alexandre é conhecido e reconhecido pela dedicação às artes por meio da música. Junto com seu irmão Amaro Lima, Alex, como era popularmente conhecido, foi um dos criadores da banda Manimal, que fez sucesso por todo o Brasil, tendo realizado inclusive apresentações no exterior.

Músico, compositor e produtor musical, Alexandre é inventor da fusão do rock com o congo, o rockcongo.

O jornalista José Roberto Santos Neves, lembrou em em entrevista em 2021, que no fim dos anos 1980 Alex já ensaiava a mescla de ritmos com participações do congo no rock, estilo que consagrou o Manimal.

Um momento marcante deste período do Manimal foi a gravação do primeiro disco ao vivo da banda, em 2005. Ocorreu no festival Oi Vitória Pop, na Praça do Papa, em Vitória, com presença de uma multidão de mais de 30 mil pessoas. 

Uma das músicas de sucesso do grupo é Água de Benzer. Muitos consideram essa a época de ouro da música capixaba.

Alexandre Lima integrou também a banda Rádio Esperienza, e foi a escolha do então prefeito Luciano Rezende para ser secretário de Cultura de Vitória, em 2013. Ele ficou menos de um ano no cargo até acontecer a parada cardiorrespiratória.

Ele tem trabalhos com músicos como Gabriel O Pensador (RJ), Carlinhos Brown (BA), Lan Lanh (BA), Gustavo Macacko, e tantos outros.

Coma após cirurgia
Alexandre Lima sofreu uma parada cardiorrespiratória quando se recuperava de uma cirurgia cardíaca, no dia 7 de dezembro de 2013, e desde então estava em coma.

Alexandre vivia em estado de consciência mínima, executa funções fisiológicas, abre os olhos, dorme, sua alimentação é feita por meio de sonda.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC