Pular para o conteúdo principal

Agenda Teatro da Ufes promete movimentar cena cultural capixaba em 2024

Depois de receber um público total de quase cem mil pessoas em 2023, o Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) volta a movimentar a cena cultural capixaba neste ano.

Fachada do Teatro da Ufes. (FOTO: Camila Fregona)
Ao longo de 2024, expoentes da cultura nacional subirão ao palco em espetáculos de música clássica e popular, dança e teatro, entre festivais, projetos da Secretaria de Cultura da Universidade (Secult/Ufes) e apresentações únicas.

Segundo o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, uma das prioridades deste ano é atender projetos e iniciativas desenvolvidas dentro da Universidade, como a Mostra Universitária de Música, que acontecerá no segundo semestre de 2024, e as peças criadas pela Oficina de Teatro, projeto realizado desde 2023 pela Secult.

Além de atrações da Ufes, artistas da cena cultural capixaba também terão espaço, assim como no ano passado. O ator e diretor Marcelo Ferreira, da Cia. Teatro Urgente, a cantora Kátia Rocha e o músico Sérgio Benevenuto são três nomes já garantidos na agenda.

“Além do edital de eventos artísticos, selecionamos projetos já aprovados em leis de incentivo do Espírito Santo e no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A ideia é ter um espaço para ajudar na execução desses projetos. Somos um teatro público e precisamos atender as demandas da Ufes e da cadeia produtiva local e nacional”, afirma o secretário.

Uma novidade, Borges adianta, será a distribuição de dez ingressos de cada espetáculo para estudantes cadastrados nos programas de Assistência Estudantil da Universidade.

Peças e musicais
O teatro receberá apresentações do sucesso A última sessão de Freud, com o ator Odilon Wagner na pele do famoso psicanalista e Marcelo Airoldi interpretando o escritor C. S. Lewis. A montagem chega a Vitória no início de abril para três apresentações.

Outro destaque da agenda é Armazém Viktoria, que será encenada em agosto pela Cia. Teatro Urgente, do ator Marcelo Ferreira. Em outubro, a Ufes receberá ainda mais uma edição do Festival Nacional de Teatro, com peças de vários cantos do País.

Musicais renomados também estão na agenda deste ano: Nara Leão, Belchior e Bibi Ferreira, intérpretes inesquecíveis da música brasileira, terão suas trajetórias retratadas no palco do Teatro Universitário.

O “rapaz latino-americano" ganhará vida no musical Belchior já em abril, enquanto Bibi Ferreira terá seu centenário celebrado em maio, no espetáculo Bibi, uma vida em musical. Já Nara, com direção de Miguel Falabella e atuação de Zezé Polessa, chegará a Vitória em junho.

Dança
O público aficionado pela dança também já pode começar a se programar. Em setembro, a Companhia de Dança Deborah Colker apresentará seu novo espetáculo, Sagração, celebrando 30 anos de atividades.

Até lá, o Teatro Universitário receberá ainda espetáculo do Grupo Andora, além de diversas apresentações nos tradicionais Encontro Espírito Santo de Dança (Enesdança) e Festival de Danças Populares.

Música
A cantora Roberta Campos abrirá a programação musical do Teatro Universitário no dia 13 de abril, com seu novo projeto, Cinco Partes de Mim, que reúne canções autorais e releituras da MPB.

Ao longo do ano, o palco do teatro receberá apresentações de Kátia Rocha, Sérgio Benevenuto, da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), do projeto Vale Música, da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, entre outras atrações de música erudita e popular.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC