Pular para o conteúdo principal

Os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2023

Sete escolas do Grupo Especial passaram pelo Sambão do Povo entre a noite de sábado (11) e a madrugada deste domingo (12). Uma noite de exaltação à realeza e ao cordel, bom humor, caça ao tesouro e homenagens a Colatina, ao povo negro e aos nordestinos.

Desfile da MUG: escola de Vila Velha é uma das favoritas. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
O desfile das sete escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória trouxe para a passarela do samba irreverência, brilho e sambistas empolgados. O público compareceu em peso para torcer por sua escola preferida, lotando arquibancadas, camarotes e lounges do Sambão do Povo.

Unidos da Piedade
A Unidos da Piedade desceu com a força de sua comunidade para carnavalizar a história de São Benedito e a influência do santo nas lutas contra o preconceito, a escravidão e a fome, exaltando as vitórias e a devoção do povo negro historicamente construídas e que se refletem até os dias de hoje.

O enredo "Bino Santo e as lutas que ecoam no morro", assinado pelo carnavalesco Alex Santiago, partiu de contos e da tradição oral para desfilar na passarela do samba as tantas histórias e tantas manifestações culturais relacionadas a "Bino Santo", "Bino Dito", o São Benedito, unindo sua ancestralidade e a fé.

Ala com "Nossa Senhoras" no desfile da Unidos da Piedade. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Unidos de Jucutuquara
A Unidos de Jucutuquara fez do Sambão do Povo palco de uma homenagem aos nordestinos, esbanjando cores, alegria e muita animação com o enredo "Onde ocê foi morar?", desenvolvido pelo carnavalesco Osvaldo Garcia.

O carnaval da coruja começou lá no interior do Nordeste, foi descendo o mapa numa viagem de cores, sons e culturas, até chegar à capital capixaba, onde Aluísio, personagem do enredo, fez morada e construiu um legado de amor. A escola mostrou que, com os migrantes, veio também a cultura nordestina, que acabou se misturando e influenciando manifestações culturais capixabas.

Um dos carros da Jucutuquara. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Novo Império
Defendendo o título, a Novo Império com o enredo "Imperium, abram alas para vossas majestades", desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Balbino, a azul, branco e rosa de Caratoíra empolgou o público.

A agremiação promoveu, na passarela do samba, um grande baile para comemorar a sua sétima estrela, e acabou "contratando" o rei Momo para ser o cerimonialista da festa. Ficou na incumbência dele, figura tradicional da folia, viajar no tempo e convidar majestades, reis, rainhas, príncipes e princesas, condes e condessas para participarem do cortejo carnavalesco.

Desfile da Novo Império, com arquibancada lotada ao fundo. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Independente de Boa Vista
Com a presença irreverente de Marcelo Adnet na composição do samba enredo e assinando a direção artística da escola, a Independente de Boa Vista cantou sobre o humor e divertiu os foliões no Sambão do Povo, que abraçou o refrão e deu show junto à águia cariaciquense.

O enredo "Humor: tanto riso, oh, quanta alegria... no tom da canção a Boa Vista contagia", assinado por Márcio Puluker, carnavalesco formado no carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com Robson Goulart, conquistou o público e colocou a escola entre as favoritas ao título de campeã do Carnaval de Vitória 2023.

Na passarela do samba, uma grande homenagem a nomes do humor brasileiro, como Chico Anysio, Dercy Gonçalves e Paulo Gustavo.

A Boa Vista homenageou humoristas do Brasil e do Estado. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Mocidade Unida da Glória
As referências à Princesinha do Norte ganharam o Sambão do Povo do início ao fim do desfile da Mocidade Unida da Glória (MUG). A vermelho e branco homenageou a cidade de Colatina, que completou 100 anos de emancipação política em 2021.

O desfile, com a marca da escola, muito luxo e carros grandiosos, marcou também a última passagem de Fernanda Figueredo à frente da bateria Pura Ousadia, após 21 anos de reinado absoluta.

O enredo "A caminho das terras do Sol Poente", assinado pelo carnavalesco Petterson Alves, que tem uma história de muitos capítulos e títulos com a MUG, usou da irreverência e da licença poética carnavalesca para cantar fatos, causos, histórias, tradições e curiosidades colatinenses, com direito a locomotiva soltando fumaça e em outro carro alegórico sobre o café com o cheiro da tradicional bebida.

A locomotiva da MUG levou público ao delírio no Sambão do Povo. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC) 
Andaraí
Um desfile arretado e o sol nascendo no Sambão do Povo! Com direito a forró no samba e muita empolgação de seus componentes. A Cobra Venenosa de Santa Martha foi buscar a riqueza da cultura nordestina para seu desfile no Carnaval de Vitória 2023 e o cordel que a escola deseja protagonizar é um só: o de campeã.

Com o trabalho do experiente e campeão tanto na Sapucaí quanto no Sambão do Povo, o carnavalesco Cid Carvalho, a Andaraí levou para a avenida o enredo "Carlos Magno e os doze pares de França: imperador do sertão, soberano da esperança".

Andaraí levou "bruxas" para a passarela do samba. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Chegou o Que Faltava
Com a presença arrebatadora de Evelyn Bastos, rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, como musa da escola, a Chegou o Que Faltava encerrou os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2023. Mais do que permanecer na elite do carnaval capixaba, a agremiação da região da Grande Goiabeiras sonhou com seu tesouro: o título de campeã.

Para buscar o tão sonhado título de campeã, os carnavalescos Jorge Mayko e Vanderson Cesar levaram para a avenida o enredo "O tesouro que faltava", desfilando os tesouros do Espírito Santo no Sambão do Povo, valorizando também a própria agremiação e a comunidade que fez e faz a história da escola.

Desfile da Chegou o Que Faltava foi sob sol da manhã de domingo (12). (FOTO: Divulgação/PMV)
Leia mais

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil