Pular para o conteúdo principal

Ciclo Mulheres nas Artes oferece formação gratuita na área de gestão cultural

Ampliar e qualificar a participação feminina na área da gestão cultural: este é o principal objetivo do II Ciclo Mulheres nas Artes, realizado pela Lab Criação - Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura.

A partir desta terça-feira (7), o projeto recebe inscrições de pessoas interessadas em participar das atividades que irão acontecer de forma remota, entre março e abril deste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 2 de março pelo site Lab Criação.

Luana Devechiati, realizadora do Ciclo Mulheres nas Artes. (FOTO: Divulgação)
O II Ciclo Mulheres nas Artes consiste em uma série de ações formativas online, voltadas para mulheres de todas as faixas etárias, com webinários, videoaulas e orientação para projetos culturais.

Os webinários serão transmitidos ao vivo e contarão com a participação de convidadas para debater os temas do ciclo. As videoaulas serão atividades formativas síncronas, mediante inscrição, com educadoras que possuem pesquisa e atuação nos assuntos tratados.

Para as alunas do Ciclo que tiverem projetos socioculturais em fase de elaboração, será oferecida a possibilidade de participar de um laboratório de desenvolvimento e aperfeiçoamento, por meio de cinco encontros, visando à inscrição em editais e/ou leis de incentivo.

Entre o conteúdo a ser abordado no Ciclo Mulheres nas Artes estão temas como Leis de incentivos; Técnicas de apresentação de projetos e relacionamento com patrocinadores; Gestão administrativa e financeira de projetos socioculturais; Comunicação e gestão de redes sociais; e Avaliação, relatórios e prestação de contas, entre outros.

Todas as atividades são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade, como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição.

Chimeni Maia também é uma das realizadoras do Ciclo Mulheres nas Artes. (FOTO: Divulgação)
Ampliação de oportunidades
O projeto é desenvolvido pela Lab Criação, que tem como fundadoras Chimeni Maia, Luana Devechiati e Viviane Pinto. Profissionais com experiência na gestão cultural, elas identificam um aumento da demanda do público feminino no setor, bem como a ampliação de oportunidades para artistas, produtores culturais e fazedores de cultura.

“O primeiro ciclo formativo que realizamos foi voltado para mulheres; desta forma, o público do projeto e a comunidade que criamos sempre foi de maioria feminina”, observa Chimeni Maia, coordenadora de comunicação.

Coordenadora de projeto, Luana Devechiati destaca que o II Ciclo Mulheres nas Artes promoverá a pesquisa e produção sociocultural compartilhando o conhecimento de mulheres artistas, educadoras, gestoras e produtoras que pesquisam e trabalham com arte, cultura e sociedade.

“Através das atividades propostas no ciclo pretendemos visibilizar e fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres”, pontua.

A coordenadora pedagógica Viviane Pinto acrescenta: “Temos também o objetivo de ressaltar a importância de políticas para o fomento da autonomia econômica das mulheres e de sua presença, seu ser, pensar e agir para o enfrentamento de violências, a ampliação das liberdades, o fortalecimento de sua autoestima, o acesso à formação e à geração de renda”.

Viviane Pinto, realizadora do Ciclo Mulheres nas Artes. (FOTO: Divulgação)
Lei Aldir Blanc 2 e Lei Paulo Gustavo
O conteúdo programático incluirá aulas específicas sobre leis de incentivo, editais e instrumentos de financiamento público para o setor cultural. Os tópicos sobre Sistema Nacional de Cultura, Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, por exemplo, terão orientação da produtora cultural e linguista Inti Queiroz, que é especialista no tema e participou da construção desses projetos emergenciais.

A coordenadora Chimeni Maia lembra que, no Brasil, a desigualdade salarial entre homens e mulheres é maior no setor cultural do que no total de atividades. “As mulheres no campo da cultura ganham em média apenas 67,8% dos salários dos homens, contra 82,8% na totalidade de outros setores”, afirma, citando dados do IBGE de 2018.

Embora o foco do projeto seja o público feminino, não haverá limitação de inscrição por gênero nem por localização. A meta da organização é alcançar cerca de 700 inscrições em diferentes regiões do país.

O II Ciclo Mulheres nas Artes é uma realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva e Simpoiese, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet, e apresentação do Grupo Boticário.

Serviço
II Ciclo Mulheres nas Artes
Período de inscrições: 7 de fevereiro a 2 de março através do site Lab Criação
Aula inaugural: 2 de março
Período das aulas: 2 de março a 4 de abril
Encontros virtuais formativos, síncronos, mediante inscrição, às terças e quintas, das 19h30 às 21h
Todas as atividades são gratuitas

Temas das aulas
1 - Aula inaugural
2 - Elaboração de portfólio
3 - Legislações recentes
4 - Leis de incentivos
5- Técnicas de apresentação de projetos e relacionamento com patrocinadores
6 - Caminhos para a formalização
7 - Gestão administrativa e financeira de projetos socioculturais
8 - Planejamento e execução de projetos socioculturais
9 - Comunicação e gestão de redes sociais
10 - Avaliação, relatórios e prestação de contas

Temas dos webnários
1 - Gestão e políticas culturais
2- Diversidade e acessibilidade em espaços culturais
3 - Arte, corpo e vida
4 - Fomento à cultura: perspectivas locais

Comentários

Mais lidas

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho