Pular para o conteúdo principal

Batalha do NB define finalistas de evento estadual de hip-hop

A Batalha do NB, batalha de rimas desenvolvida por adolescentes e jovens moradores do bairro de Nova Bethânia, em Viana, inicia nesta quinta-feira (2) uma série de oito seletivas para escolher os MCs (mestre-de-cerimônias) que irão garantir vaga na final do evento “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”.

Seletivas escolherão os finalistas da Batalha do NB. (FOTO: Divulgação)
A roda cultural vai comemorar três anos de atividades com um grande encontro que reunirá MCs locais e de várias regiões do Estado, no dia 18 de março, na Praça de Nova Bethânia. O local é o berço da Batalha do NB e abriga a potência criativa dos jovens vianenses desde janeiro de 2020.

Os desafios começam nesta quinta, com a Batalha do Coreto, às 19 horas, no Horto de Maruípe, em Vitória. No domingo (5), será realizada a Batalha da Morta, às 14 horas, na Ilha das Caieiras, em Vitória; e a Batalha do Imigrante, às 15 horas, em Venda Nova do Imigrante.

O calendário prossegue na próxima semana, com a Batalha do Poli, em 9 de fevereiro, em Colatina; a Batalha do Castelo, no dia 10, no bairro Castelo Branco, em Cariacica; a Batalha da Orla, no dia 11, em Jacaraípe, Serra; e a Batalha da 22, no dia 11, em Linhares.  A última seletiva será no dia 12, com a Batalha do Ailka, em Serra Sede.

Os vencedores de cada uma das batalhas irão se juntar aos oito MCs classificados nas prévias realizadas em Viana, nos bairros Nova Bethânia, Caxias do Sul e Marcílio de Noronha. O município será representado pelos MCs Dog, Morales, Igris, ND, Faraó, FR, Da França e GB.

O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2021 - Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Urbana no Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Viana (SEMECT).

Noval e Pkart são organizadores da Batalha do NB. (FOTO: João Akilas)
Referência
Idealizada pelos MCs Noval e Pkart, a Batalha do NB consolidou-se nos últimos anos como uma das principais referências identitárias das juventudes de Viana, fomentando a arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade a partir da difusão da cultura do hip-hop.

 A “Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES” marca uma nova etapa na trajetória do projeto, em que pela primeira vez os MCs locais terão a oportunidade de trocar experiências com batalhas de rimas de outras regiões do Estado.

Para o MC Noval, esta iniciativa representa uma oportunidade de maior divulgação do projeto em articulação com outras manifestações de rima, além de promover a troca de experiência, alianças, parcerias e oportunidade de aperfeiçoamento entre diferentes grupos e coletivos do campo do hip-hop.

“A Batalha do NB pretende se firmar como espaço de visibilidade artística para fazedores da cultura hip-hop, além de promover a articulação comunitária”, comenta o MC.

“Entre nossos objetivos estão o fortalecimento da cadeia produtiva do movimento hip-hop, através de um evento de impacto na cena cultural capixaba, e a ampliação da articulação entre as diversas batalhas de rima do Espírito Santo”, completa.

O produtor cultural Patrick Machado, que integra a coordenação da Batalha do NB, acrescenta: “A importância desse movimento, não só para Viana como para o público do Espírito Santo, é mostrar que os poetas e MCs estão resistindo a todas as adversidades, além de mostrar o talento da nova geração”.

Calendário das seletivas:
Orientações gerais para as seletivas:
- Todas as seletivas deverão seguir o modelo de competição do Duelo de MCs Nacional: batalhas no formato tradicional, com dois rounds de 45 segundos (ataque e resposta) + 3 ̊ round Bate e Volta. Nas batalhas das seletivas, a votação será composta por dois jurados(as) técnicos + 1 (um) voto do público presencial. Quem vencer a seletiva garante classificação para o evento da “Batalha do NB – 3 anos: Viana x ES”.

 - Cada seletiva terá uma premiação de R$ 100 para o(a) primeiro lugar.

- Fica a critério de cada batalha o número de participantes das seletivas, com preferência para o número de oito ou 16 MCs, como acontece tradicionalmente.

- Durante os duelos, o júri técnico avalia questões como formato e dinâmica da batalha, ataque e resposta, criatividade, musicalidade, flow (fluir), linguagem, postura, ritmo e conhecimento.

- Importante: manifestações de violência, opressão ou preconceito, como machismo, racismo, capacitismo, homofobia, transfobia, gordofobia, entre outras, não serão toleradas nas batalhas. A ocorrência dessas manifestações pressupõe penalidade grave durante o julgamento e análise técnica das disputas.
 
Serviço
Finalíssima - Batalha do NB - 3 anos: Viana x ES
Data: 18/mar (sábado)
Horário: 17h às 22h
Local: Praça de Nova Bethânia, Viana
Transmissão ao vivo pela TVE Espírito Santo
Todos os encontros têm entrada franca

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena