A Biblioteca Setorial Norte, localizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus, no Norte do Estado, recebe a partir desta quinta-feira (9), a exposição "Fritz Müller: 200 anos".
A mostra celebra o bicentenário de nascimento e o legado de Fritz Müller, naturalista teuto-brasileiro favorável à Teoria da Evolução das Espécies por meio de Seleção Natural, que foi proposta por Charles Darwin em 1859.
![]() |
Parte da exposição na biblioteca do campus da Ufes de São Mateus. (FOTO: Divulgação/Ufes) |
Promovido pela Sociedade Brasileira de Genética com o apoio do Laboratório de Genética, Evolução e Conservação de Abelhas (Labelhas) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o evento faz parte de uma homenagem mundial ao biólogo e naturalista Charles Darwin.
Acervo
A mostra "Fritz Müller: 200 anos" é formada por um acervo composto de artes visuais que constroem uma referência ao legado do naturalista, que residiu na Colônia Blumenau (atual cidade de Blumenau, em Santa Catarina) desde 1852, e em Desterro (atual Florianópolis), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia.
Na mostra são abordados aspectos históricos, educacionais, familiares e de sua colaboração científica para a Ciência Universal, por meio da correspondência que o professor mantinha com notáveis cientistas da época, como Charles Darwin.
No total, são 27 peças de 2 metros de altura por 1 metro de largura, que apresentam trechos das correspondências que Müller trocava com Darwin, poesias feitas para suas filhas e outros dados históricos de seus estudos.
Concebida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a mostra poderá ser visitada até dia 31 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h50. A entrada é gratuita.
Comentários
Postar um comentário