Pular para o conteúdo principal

Biblioteca da Ufes de São Mateus recebe a exposição "Fritz Müller: 200 anos"

A Biblioteca Setorial Norte, localizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus, no Norte do Estado, recebe a partir desta quinta-feira (9), a exposição "Fritz Müller: 200 anos".

A mostra celebra o bicentenário de nascimento e o legado de Fritz Müller, naturalista teuto-brasileiro favorável à Teoria da Evolução das Espécies por meio de Seleção Natural, que foi proposta por Charles Darwin em 1859.

Parte da exposição na biblioteca do campus da Ufes de São Mateus. (FOTO: Divulgação/Ufes)
A exposição integra a programação do Darwin Day, evento nacional que será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, no campus de São Mateus.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Genética com o apoio do Laboratório de Genética, Evolução e Conservação de Abelhas (Labelhas) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o evento faz parte de uma homenagem mundial ao biólogo e naturalista Charles Darwin.

Acervo
A mostra "Fritz Müller: 200 anos" é formada por um acervo composto de artes visuais que constroem uma referência ao legado do naturalista, que residiu na Colônia Blumenau (atual cidade de Blumenau, em Santa Catarina) desde 1852, e em Desterro (atual Florianópolis), onde desenvolveu pesquisas relevantes no campo da botânica e da zoologia.

Na mostra são abordados aspectos históricos, educacionais, familiares e de sua colaboração científica para a Ciência Universal, por meio da correspondência que o professor mantinha com notáveis cientistas da época, como Charles Darwin.

No total, são 27 peças de 2 metros de altura por 1 metro de largura, que apresentam trechos das correspondências que Müller trocava com Darwin, poesias feitas para suas filhas e outros dados históricos de seus estudos.

Concebida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a mostra poderá ser visitada até dia 31 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h50. A entrada é gratuita.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena