Pular para o conteúdo principal

Blocos no Centro de Vitória são suspensos após notificação do MPES e ato é convocado

Dois blocos com desfiles previstos para este fim de semana, no Centro de Vitória tiveram a licença para desfilar suspensa pela prefeitura de Vitória após notificação pelo Ministério Público do Estado (MPES).

De acordo com a notificação do MPES, o objetivo é que sejam "apuradas as irregularidades decorrentes da poluição ambiental na Baía de Vitória, poluição sonora, perturbação ao sossego alheio, impacto urbanístico decorrente da destinação dos resíduos, bem como a questão da segurança pública".

Diversos blocos desfilaram no Centro de Vitória no carnaval deste ano. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
De acordo com a Liga dos Blocos do Centro de Vitória (Blocão), a prefeitura de Vitória foi notificada pelo MPES para que providências fossem tomadas no sentido de impedir qualquer tipo de carnaval de rua no bairro, suspendendo os alvarás já expedidos e proibindo a emissão de novos.

O Blocão destacou que a recomendação foi direcionada apenas para o Centro de Vitória, sendo que há outros blocos do carnaval de rua com cortejos já autorizados pela prefeitura nos próximos dias.

Os blocos Esquerda Festiva e Prakabá estavam previstos para desfilar este sábado (25) e domingo (26), respectivamente. Integrantes dos blocos agendaram um ato seguido de reunião para definir os próximos passos para esta sexta-feira (24) com a participação de representantes do Blocão.

"A referida recomendação revela-se uma medida inconstitucional e discriminatória, que acaba por criminalizar a maior manifestação da cultura popular do país e, em especial, o carnaval de rua do Centro da Capital", diz a nota da Liga.

Diversos blocos já desfilaram pelo Centro de Vitória desde o último fim de semana. A prefeitura da capital informou ter recolhido 43 toneladas de lixo na Baía de Vitória.

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória