Pular para o conteúdo principal

Blocos no Centro de Vitória são suspensos após notificação do MPES e ato é convocado

Dois blocos com desfiles previstos para este fim de semana, no Centro de Vitória tiveram a licença para desfilar suspensa pela prefeitura de Vitória após notificação pelo Ministério Público do Estado (MPES).

De acordo com a notificação do MPES, o objetivo é que sejam "apuradas as irregularidades decorrentes da poluição ambiental na Baía de Vitória, poluição sonora, perturbação ao sossego alheio, impacto urbanístico decorrente da destinação dos resíduos, bem como a questão da segurança pública".

Diversos blocos desfilaram no Centro de Vitória no carnaval deste ano. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
De acordo com a Liga dos Blocos do Centro de Vitória (Blocão), a prefeitura de Vitória foi notificada pelo MPES para que providências fossem tomadas no sentido de impedir qualquer tipo de carnaval de rua no bairro, suspendendo os alvarás já expedidos e proibindo a emissão de novos.

O Blocão destacou que a recomendação foi direcionada apenas para o Centro de Vitória, sendo que há outros blocos do carnaval de rua com cortejos já autorizados pela prefeitura nos próximos dias.

Os blocos Esquerda Festiva e Prakabá estavam previstos para desfilar este sábado (25) e domingo (26), respectivamente. Integrantes dos blocos agendaram um ato seguido de reunião para definir os próximos passos para esta sexta-feira (24) com a participação de representantes do Blocão.

"A referida recomendação revela-se uma medida inconstitucional e discriminatória, que acaba por criminalizar a maior manifestação da cultura popular do país e, em especial, o carnaval de rua do Centro da Capital", diz a nota da Liga.

Diversos blocos já desfilaram pelo Centro de Vitória desde o último fim de semana. A prefeitura da capital informou ter recolhido 43 toneladas de lixo na Baía de Vitória.

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste