Pular para o conteúdo principal

Elias Belmiro celebra a volta aos palcos no show “Reencontro”

Considerado uma referência da música instrumental brasileira, o violonista capixaba Elias Belmiro celebra a nova fase da sua carreira com o espetáculo “Reencontro: Elias Belmiro de volta aos palcos”. A apresentação será no próximo sábado (25), às 19 horas, na Casa da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, com entrada franca.

O violonista Elias Belmiro volta aos palcos. (FOTO: Giulyanna Cipriano)
Inspirado no álbum Elias Belmiro: Reencontro (2021), o show é dividido em duas partes: na primeira, o violonista se apresenta em formato solo, e depois é acompanhado por um regional de choro, arregimentado pelo percussionista, idealizador do projeto e produtor musical Luccas Martins.

A turnê foi contemplada pelo Edital 020/2021 - Seleção de Projetos de Circulação de Espetáculos Musicais - da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e inclui datas em Belo Horizonte/MG e João Pessoa/PB.

Com mais de 30 anos de carreira e quatro discos gravados, Elias Belmiro conquistou projeção nacional e internacional por sua interpretação singular para a obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

No seu currículo constam concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, e a participação no Quinteto Maurício de Oliveira, em homenagem ao saudoso violonista Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado o maior músico do Espírito Santo pela crítica especializada.

Nos últimos dez anos, porém, Elias Belmiro afastou-se do violão devido ao fantasma do alcoolismo, passando a morar nas ruas de Vitória. Após o tratamento em uma clínica de reabilitação, sua história de superação foi exibida no programa “Fantástico”, da TV Globo, chamando a atenção de amigos e admiradores que se mobilizaram para ajudar no seu retorno à carreira artística.

Em dezembro de 2021, o violonista recebeu o convite para apresentar-se como solista convidado do concerto de Natal da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), sob a regência do maestro Helder Trefzger, onde teve a oportunidade de executar o “Concerto para violão e orquestra de Aranjuez”, obra-prima mundialmente conhecida de Joaquín Rodrigo.

No mesmo ano, fez o lançamento do álbum Elias Belmiro: Reencontro, no formato LP (Long Play), viabilizado por meio de financiamento coletivo da loja Amigos do Vinil.



Repertório
Diante dessas adversidades, o retorno aos palcos tem significado especial para Elias Belmiro. O repertório do show reúne as faixas do álbum homônimo, todas compostas pelo violonista, repletas da linguagem do violão solo brasileiro e do choro, além das releituras de Odeon, de Ernesto Nazareth (1863-1934) e de três peças de Villa-Lobos.

“Este projeto representa um resgate das minhas várias façanhas, incluindo a minha música dita instrumental e o meu violão”, define o violonista. “Sentir o gostinho de subir no palco é sempre uma emoção diferente. E agora será ainda mais envolvente, pois executarei obras de minha autoria. É sempre uma atmosfera pujante saber que realizei o antigo sonho de gravar um LP”, revela.

Idealizador do espetáculo e integrante do grupo que acompanha o violonista, o artista multilinguagem Luccas Martins exalta a técnica refinada e a musicalidade de Elias Belmiro.

“Elias é um grande violonista e compositor. Sua obra é muito brasileira, a tirar por sua ligação e reconhecimento em executar a obra de Villa-Lobos. O choro também é muito presente em suas composições, então celebrar a sua obra é também exaltar o choro como um todo e, consequentemente, o choro capixaba”, comenta.

O álbum Elias Belmiro: Reencontro terá venda exclusiva nos shows e sua distribuição nas plataformas digitais está prevista para o primeiro semestre de  2023.

Belmiro destacou que o projeto representa o resgate de suas várias façanhas. (FOTO: Giulyanna Cipriano)
Serviço
Show “Reencontro: Elias Belmiro de volta aos palcos”
Data: 25/fev (sábado) 
Horário: 19h
Local: Casa da Cultura Sônia Cabral, Rua São Gonçalo, Centro (Cidade Alta), Vitória
Entrada: Gratuita

Repertório:
Prelúdio Nº1 (Villa-Lobos)
Prelúdio Nº 3 (Villa-Lobos)
Estudo Nº 11 (Villa-Lobos)
Mauriciando (Elias Belmiro)
Pablito (Elias Belmiro)
Fantasia para violão e cello (Elias Belmiro)
Prelúdio em forma de Oração (Elias Belmiro)
Ausência (Elias Belmiro)
Carne de Gato (Elias Belmiro)
Pernambucando (Elias Belmiro)
Baiacu ladrão (Elias Belmiro)
Magoado? (Elias Belmiro)
Odeon (Ernesto Nazareth) 
Gnatalli Samba (Elias Belmiro)
 
Ficha técnica
Elias Belmiro - Violão solo e composições
Fábio do Carmo - Violão sete cordas
Ivan Barbiato - Cavaquinho
Sanny  Souza - Violoncelo
Marcus Bacalhau - Percussão 
Paulo Prot - Gaita
Luccas Martins - Percussão e produção musical
Giulyanna Cipriano Loureiro - Produção executiva 
Mari Miranda - Figurino e assistente de produção 
Lôa Produções - Produção Geral

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena