Pular para o conteúdo principal

Carnaval da Barra do Jucu de volta com o Bloco Surpresa e suas mais de 100 marchinhas sobre Vila Velha

Casos famosos e folclóricos do bairro, crítica política afiada, sentimento de comunidade, união e muita tradição. Após o período pandêmico ter restringido o Carnaval, maior festa popular do país, a folia na Barra do Jucu, berço cultural de Vila Velha e do Espírito Santo, está de volta, com o apoio da Associação de Moradores da Barra do Jucu e da prefeitura do município.

Bloco Surpresa sempre lota as ruas da Barra do Jucu. (FOTO: Divulgação/Assessoria)
Para animar a festa, claro, vem aí novamente o histórico Bloco Surpresa e todas as manifestações culturais. Alem disso, fazem parte da folia a banda Siri de Tamanco, o Bloco dos Mascarados, o Bloco das Piranhas, os blocos da Vaquinha e da Mulinha, o Bloco dos Arteiros e outras atrações.

Todos eles vão apresentar os elementos tradicionais da cultura do bairro canela-verde e, claro, as também marcantes marchinhas dos barrenses.  

Tem folia de sábado (18), a terça (21). E desta vez é bom ficar ligado porque os blocos começarão a tocar mais cedo, decisão da prefeitura para garantir a segurança dos foliões. Veja programação completa abaixo.

Morador nativo da Barra e presidente de honra do Bloco Surpresa, Carlos Magno de Queiros, 66, o Lilico, por toda a vida esteve envolvido com a comunidade barrense e as inquietudes culturais do bairro.

Ele conta que já foram compostas, entre paródias e fonogramas originais, mais de 100 canções referentes ao Carnaval da Barra, aos moradores e ao dia a dia de Vila Velha.

“A gente sempre se reunia (e ainda se reúne) lá em casa. As músicas eram compostas com muito segredo, por conta do enredo. A gente, então, definia um tema, debatia muito, normalmente como uma cervejinha nos acompanhando, até que a inspiração coletiva desse a palavra final. Era sempre dentro do nosso lema: ‘Baseado na liberdade, cada um tem seu papel’”, relembra Lilico.

As letras das marchinhas são atração à parte. Piadas, críticas, causos. “Uma vez, o ex-prefeito de Vila Velha Vasco Alves ficou irritado porque cantamos ‘Não avascalhe, seu Vasco; não avascalhe com a Barra do Jucu’. Que Deus o tenha, nós fizemos várias músicas para ele. E ele ficava aborrecido”, diverte-se o barrense.      

Presidente atual do Bloco Surpresa, Leonardo Valadares conta que “toda a comunidade estava  querendo o retorno do Carnaval”. E informa que este ano o formato será um pouco diferente, com um mini trio, em vez de grandes alegorias.

“Nós vamos fazer nossa diversão e não vamos perder a essência do bloco, que são as sátiras. Vem novidade por aí”, garante Leonardo, que não pôde contar porque, claro, é surpresa.  

Já o presidente da Associação dos Moradores da Barra do Jucu, Oscar Soares, afirma que as expectativas para este ano “são as melhores possíveis”. “O Bloco Surpresa está de volta, reformulado, como uma nova batucada. E agora, depois desses anos de pandemia, vai fazer a alegria da comunidade e dos turistas que vêm ao bairro prestigiar a nossa cultura”, conclui. 

Programação completa 
- 18/fev (sábado)
Das 14h às 17h: Batucada Surpresa + Bloco Surpresinha e Bloco das Piranhas com a banda Siri de Tamanco.

- 19/fev (domingo)
Das 14h às 17h: Batucada Surpresa e Teatro Carnavalesco do Bloco Surpresa com a banda Siri de Tamanco;
Das 14h às 17h: Bloco Atocha (Ala do Bloco Surpresa);
Das 14h às 17h: Bloco do Bode (Ala do Bloco Surpresa).

- 20/fev (segunda-feira)
Das 8h às 11h: Bloco dos Arteiros (Acontece na Praia do Barrão e fica por lá. Não desfila);
Das 14h às 17h: Bloco do Chibil (Ala do Bloco Surpresa);
Das 14h às 17h: Batucada Surpresa e Siri de Tamanco;
Das 14h às 17h: Blocos dos Mascarados, da Vaquinha e da Mulinha.

- 21/fev (terça-feira)
Das 14h às 17h: Batucada Surpresa e Teatro Carnavalesco do Bloco Surpresa com Siri de Tamanco;
Das 14h às 17h: Bloco Atocha (Ala do Bloco Surpresa).

Concentração
O Bloco Surpresa, referência principal no Carnaval barrense, sempre vai iniciar suas atividades no final da praia do Barrão, em frente ao espaço que é a atual sede do grupo: Avenida Beira Mar, 23, Barra do Jucu. Após a saída, o bloco segue pelas ruas da Barra e vai até a Praça Pedro Valadares.

Os outros blocos sairão junto com o Surpresa, com exceção do Bloco dos Arteiros, que acontece pela manhã e fica a todo momento na Praia do Barrão.

Comentários

Mais lidas

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Formemus abre chamamento nacional de videoclipes

Show “Barco do Amor”, com Amaro Lima, em tributo a Alexandre Lima no Sesc Glória