Pular para o conteúdo principal

Aulas gratuitas de dança afro são oferecidas em espaço cultural de Vitória

O projeto “Corpo Afro”, do Coletivo Emaranhado, entra em sua sétima edição com inscrições gratuitas para interessados em aprender modalidades da dança afro: Jazz Afro Dance, Dança Afro e Dança Afro-contemporânea.

Às terças e quintas-feiras, as aulas acontecem no Espaço Cultural Emaranhado, localizado no Bairro de Lourdes, em Vitória, de 18 às 21 horas. Com classificação etária a partir dos 18 anos, sem necessidade de experiência em dança.

O projeto oferece aulas gratuitas. (FOTO: Divulgação)
“As oficinas contribuem para que a arte negra seja continuamente trabalhada no estado do Espírito Santo, apenas o Museu Capixaba do Negro – Mucane oferta oficinas de dança afro na Grande Vitória, com este trabalho conseguimos fomentar a produção de dança negra e apresentar a comunidade novas percepções de dança”, conta Maicom Souza, um dos responsáveis pelo Coletivo Emaranhado e pelas aulas de dança.

As oficinas “Corpo Afro” são um caminho que o coletivo encontrou para a manutenção da sua ancestralidade negro-africana, uma oportunidade de ampliar os horizontes da dança negro-brasileira no Espírito Santo.

Pensadas para ser um resgate da ancestralidade africana, as oficinas proporcionam aos participantes a possibilidade de dialogar sobre os afetos ancestrais afrodiaspóricos por meio do movimento corporal.

O coletivo
O Espaço Cultural foi inaugurado em 3 de outubro de 2022, o Coletivo Emaranhado oferta aulas gratuitas de dança negro-brasileira para a comunidade da Grande Vitória.

O projeto coleciona uma trajetória de muitas conquistas, como o Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), no ano de 2018.

Agora, em sua sétima edição, entre fevereiro e outubro de 2023 serão oferecidas três modalidades de dança (afro, jazz afro dance e afro-contemporâneo), as inscrições são gratuitas e o critério de seleção é a ordem de inscrição.

Este projeto é realizado em parceria com a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás), realização do Coletivo Emaranhado, Bule, Lei de Incentivo à Cultura Capixaba - LICC e Secretaria do Estado de Cultura (Secult-ES).

Serviço
Oficina de dança “Corpo Afro”
Data: 7/fev a 19/out (terças e quintas-feira)
Horário: 18h (jazz afro dance); 19h (dança afro); 20h (dança afro-contemporânea)
Classificação: Livre
Público-alvo: acima de 18 anos
Duração: 1h 
Capacidade: 40 pessoas por turma
Local: Emaranhado Espaço Cultural - Rua Dr. Lauro Faria Santos, 103, Bairro de Lourdes, Vitória

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória