Pular para o conteúdo principal

Maholic, DJ residente do festival Baile Voador, lança novo álbum com hits afro-brasileiros

Com muita identidade e abusando da tropicalidade, o produtor musical capixaba Maholic, DJ residente do festival Baile Voador, lança nesta quinta-feira (2), a primeira parte do seu mais novo álbum, Mandiguê, que mistura composições afro-brasileiras com a música eletrônica.

Maholic é DJ residente do festival Baile Voador. (FOTO: Assessoria)
O projeto reúne essencialmente uma base mais eletrônica, mas sempre procurando boogies da batida brasileira, que agrega diversos elementos sociais que a particularizam. “Considero o Brasil um país muito rico culturalmente por ser essa grande fusão de várias culturas. Isso se torna muito claro quando você observa o sincretismo religioso presente nas religiões brasileiras”, diz.

Com estilo dançante, o lançamento de Mandiguê vem acompanhado de ritmos e sonoridades inspiradas pelas veias tropicais, uma característica marcante e já conhecida nas produções de Maholic e também nas religiões afro-brasileiras.

O envolvimento e estudo do DJ sobre a Umbanda, religião que aborda o universo dos orixás, dos seres divinos e das forças espirituais, também inspirou a criação do álbum. Inclusive, essa versão abrasileirada da música eletrônica foi intitulada pelo próprio músico de MPeB (música popular eletrônica brasileira). 

A primeira parte do álbum, conta com duas faixas. Rainha das Águas, é interpretada por Sol Pessoa, grande sambista capixaba com uma voz de tremer o chão de tão potente —, o single faz saudação à Iemanjá e a ancestralidade.

Já a segunda música do disco, chamada Salve Erê, conta com a participação de André Prando —, outro grande nome da cena musical do Espírito Santo. A faixa reverência a energia das crianças, de Cosme e Damião, da espontaneidade e do improviso.

As composições buscam proporcionar um estado de flow (sensação de imersão e atenção plena) que só poderia sair de uma mistura de faixas enérgicas tanto quanto são tranquilas e revigorantes. “Como sou DJ há algum tempo, sempre gostei de tocar brasilidades remixadas, o que sempre traz nas pistas um sentimento dançante de nostalgia e alegria, e é um pouco do que trouxe no álbum”.

Maholic explica que sua participação no maior festival de Carnaval do Estado, o Baile Voador, além de reforçar a força da cultura local ao lado de outros artistas, contribuiu para projetar e inspirar o lançamento. O produtor e DJ também faz parte do Bloco Voador, a banda exclusiva do Festival. 

“Esse ano serei DJ residente do festival e isso só me traz mais gás para continuar produzindo músicas e novos projetos. O Bloco Voador foi um exemplo disso: o Baile viabilizou a execução de um projeto que envolve artistas com um potencial enorme, como Brenda Mozer, Serginho Oliveira e Novelo, e que por meio do bloco terão uma visibilidade maior, abrindo cada vez mais os seus caminhos”, comenta o DJ. 

A segunda parte do álbum estreia em abril, com participação de artistas nacionais. Até lá, é possível conferir o trabalho do DJ nas principais plataformas de streaming de áudio e, claro, no Festival Baile Voador.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena