Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas até março para o edital “Mande Poesias”

Com o foco na realização da terceira Intervenção Poética Nacional, a Transvê Poesias lançou o edital “Mande Poesias”, e espera receber poemas de autores de todo o Brasil. Os poemas selecionados serão colocados nas garrafas que irão compor as intervenções urbanas durante um grande evento que acontecerá de 13 a 30 de abril.

Criança com uma das garrafas poéticas em intervenção da Transvê Poesias. (FOTO: Íris Zanetti)
Este evento promoverá encontros de pessoas, grupos, instituições e organizações em torno da poesia com foco em sensibilizar o cotidiano brasileiro através de versos que irão poetizar as ruas, como também alimentar a esperança nos olhos e corações. A participação é sem custo e os poemas tem temática livre.

Podem participar poetas e poetisas, de qualquer idade, habitantes de qualquer região do Brasil ou de outros países, desde que seus textos estejam em português brasileiro ou traduzidos para este idioma.

A Transvê Poesias ao longo dos oito anos conectou mais de 500 pessoas por todo o país, chegando em 25 estados e partilhando mais de 14 mil garrafas poéticas gratuitamente.

Este ano, em comemoração aos seus nove anos, o tema escolhido foi “A esperança nos versos de um Brasil amador”, em homenagem ao bicentenário do nascimento do escritor Gonçalves Dias, e a diversidade de versos que temos no país.

“Além dos poemas é possível se inscrever para ser um representante local. Estas pessoas são de extrema importância, pois serão elas que irão conduzir a realização da intervenção poética em suas cidades, sob a orientação da coordenação nacional da Transvê Poesias. Pode se cadastrar: pessoas acima de 16 anos, grupos, instituições, ONGs, etc, que estão interessadas em promover a ação”, explica Anderson Valfré, idealizador do projeto.

As intervenções poéticas acontecem em todo o Brasil. (FOTO: Aleone Higidio)
Importante salientar que para participar do edital “Mande Poesias” não precisa ser um representante, bem como para ser representante não carece de enviar poemas, porém, ambos são permitidos e fortalece a dinâmica coletiva do evento.

É diante dessa rede, que pretendemos concretizar mais um sonho, levar e ampliar o acesso à leitura, à escrita e à conscientização ambiental. Todas as garrafas poéticas são sempre distribuídas gratuitamente ao público.

Serviço
Edital “Mande Poesias”
Inscrições e cadastros: até 12 de março
Edital e regulamento: Site da Transvê Poesias
Contatos: contatotransve@gmail.com (e-mail) e (27) 99786-6567

Leia mais

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil