Pular para o conteúdo principal

Formemus Lab: projetos musicais capixabas têm até o dia 15 de fevereiro para se inscrever na formação continuada

Os projetos musicais capixabas interessados em alavancar a carreira têm mais uma semana para se inscrever no Formemus Lab. Essa é a primeira edição da formação continuada que vai selecionar 10 projetos musicais para capacitação gratuita e presencial com grandes nomes do mercado nacional.

As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro pelo site do Formemus. Os selecionados serão conhecidos no dia 25 desse mês.

A artista mineira e realizadora de festivais de música Bia Nogueira é uma das mentoras. (FOTO: Divulgação)
A formação inclui consultorias, diagnóstico de carreira, posicionamento no mercado da música, direção musical de show, direção artística de palco, preparatório para pitching e rodadas de negócios e se dará através de mentorias coletivas e individuais. 

Serão selecionadas 10 propostas artísticas musicais para participação no Formemus Lab e a curadoria será realizada pelos mentores e pela direção do Formemus.

Para participar os artistas devem ter um projeto musical ativo há pelo menos 12 meses, e devem, na inscrição, compartilhar links de portfólio, rede sociais, ser donos dos direitos de seus fonogramas e músicas, ter realizado a distribuição musical de seu trabalho autoral, além de se comprometer com as datas da formação.

Os critérios de seleção serão baseados ainda na originalidade, performance, qualidade musical e interpretação, bem como na organização do material enviado.

Mentores
Para a primeira edição do Formemus Lab os mentores convidados são: o produtor musical e engenheiro de áudio Pena Schmidt (SP), a artista, produtora de teatro e realizadora de festivais de música Bia Nogueira (MG), a diretora de marketing, comunicação e estratégias comerciais da Ingrooves Brazil Renata Gomes (SP), o diretor artístico e produtor musical realizador de diversos festivais em Minas Gerais Barral Lima (MG), o realizador de festivais de música, ator e diretor de teatro William Mendonça (CE) e a musicista, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e idealizadora do Festival DoSol Ana Morena (RN).

O produtor musical paulista Pena Schmidt. (FOTO: Divulgação)
“Ao final do Formemus Lab espera-se uma evolução dos projetos participantes e um aumento na diversidade dos nomes capixabas nas programações dos festivais de música independentes brasileiros”, conta o co-diretor do Formemus Daniel Morelo.

Todos os projetos participantes terão vaga garantida na Rodada de Negócios do Formemus. Além disso, os dois projetos participantes que se destacarem serão escolhidos pelos mentores para se apresentar no Pitching Musical do Formemus 2023 que está previsto para maio.

O Formemus Lab é patrocinado pela Flapa Engenharia e Mineração, através da Lei Rouanet - Lei Federal de Incentivo Federal, com apoio da Casa da Música Sônia Cabral. A realização é da MM Projetos Culturais.

Até 23h59 de 15/fev: inscrições pelo site do Formemus
25/fev: divulgação do resultado
14 a 16/mar: Lab 1, de 14 às 20h (Direção Artística e de Palco para Shows Musicais, com Bia Nogueira e Willian Mendonça) - Direção Artística de Palco, consciência corporal, postura, dinâmica de show, importância de equipe, narrativa, roteiro, iluminação, cenografia, coreografia, figurino, entre outros.
11 a 13/abr: Lab 2, de 14 às 20h (Direção Musical de Shows e Mercado da Música, com Barral Lima e Pena Schmidt) - Repertório, narrativa, diagnóstico de carreira, arte e estética dos processos criativos musicais, como funciona o mercado atual da música, entre outros.
9 a 11/mai: Lab 3, de 14 às 20h (Gestão de Carreira, Preparatório para Pitching Musical e Rodadas de Negócios da Música, com Ana Morena e Renata Gomes) - Frentes de Trabalho para autogestão de carreiras na música, segmentação de público, análise de performance no streaming, identidade, público e nicho, serviço da música, marketing, como vender seu produto música para curadores de festivais, em pitching e rodadas de negócios.

Serviço
Formemus Lab
Local: Palácio da Música Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Informações: (27) 3376-1674
E-mail: formemus@gmail.com

Leia mais

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória