Pular para o conteúdo principal

Obras capixabas do cineasta Orlando Bomfim Netto são disponibilizadas na internet

Sete obras restauradas e digitalizadas do documentarista Orlando Bomfim Netto, gravados entre os anos de 1975 e 1985, foram disponibilizadas no canal da produtora Pique-Bandeira Filmes no YouTube, como contrapartida social da Lei Aldir Blanc.

O documentarista Orlando Bomfim Netto. (FOTO: Bianca Sperandio)
Os documentários fazem parte do projeto "Acervo Capixaba – Orlando Bomfim, netto". A partir dos filmes podem ser exploradas a cultura popular, pesquisa etnográfica, patrimônio histórico e educação ambiental. Os curtas e médias têm entre nove e 26 minutos de duração.

Compõem o projeto os filmes Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975, cor, 26’); Canto para a liberdade – A Festa do Ticumbi (1978, cor, 20’); Mestre Pedro de Aurora, pra ficar menos custoso (1978, cor, 11’); Itaúnas Desastre Ecológico (1979, cor, 9’); Augusto Ruschi Guainunbi (1975-1979, cor, 12’); Dos Reis Magos dos Tupiniquins (1985, cor, 10’); e a produção carioca O Bondinho de Santa Tereza (1977, cor, 28’). 

O projeto digitalizou materiais em 35mm e 16mm que se encontravam depositados no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e também guardados com o próprio cineasta, produzindo novas cópias de exibição em formato digital 4K e matrizes de preservação digital do material escaneado.
 
O cineasta
Orlando Bomfim Netto foi o primeiro cineasta a registrar sistematicamente, a partir da década de 1970, aspectos da cultura do Espírito Santo em documentários que se tornaram peças valiosas do patrimônio histórico e da cinematografia capixabas. 

É roteirista, diretor, diretor de produção e fotógrafo. Foi fundador, diretor e presidente da ABD-RJ reeleito, até 1981 e fundador e 1º Presidente da ABD/ES em 2000. Natural de Minas Gerais, residiu no no Rio de Janeiro, fixando-se, a partir de 1980, no Espírito Santo.
 
É diretor e produtor de mais de 15 curtas e médias e participou da produção de mais de 10 longas. Orlando chegou ainda a atuar como Secretário Executivo da Câmara Estadual do Audiovisual do ES.


Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #40

Monia se apresenta com o Monialisa Sunset, no próximo domingo (26)

Ingressos a venda para shows capixabas e nacionais no Réveillon de Itaúnas 2022