Pular para o conteúdo principal

Obras capixabas do cineasta Orlando Bomfim Netto são disponibilizadas na internet

Sete obras restauradas e digitalizadas do documentarista Orlando Bomfim Netto, gravados entre os anos de 1975 e 1985, foram disponibilizadas no canal da produtora Pique-Bandeira Filmes no YouTube, como contrapartida social da Lei Aldir Blanc.

O documentarista Orlando Bomfim Netto. (FOTO: Bianca Sperandio)
Os documentários fazem parte do projeto "Acervo Capixaba – Orlando Bomfim, netto". A partir dos filmes podem ser exploradas a cultura popular, pesquisa etnográfica, patrimônio histórico e educação ambiental. Os curtas e médias têm entre nove e 26 minutos de duração.

Compõem o projeto os filmes Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975, cor, 26’); Canto para a liberdade – A Festa do Ticumbi (1978, cor, 20’); Mestre Pedro de Aurora, pra ficar menos custoso (1978, cor, 11’); Itaúnas Desastre Ecológico (1979, cor, 9’); Augusto Ruschi Guainunbi (1975-1979, cor, 12’); Dos Reis Magos dos Tupiniquins (1985, cor, 10’); e a produção carioca O Bondinho de Santa Tereza (1977, cor, 28’). 

O projeto digitalizou materiais em 35mm e 16mm que se encontravam depositados no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e também guardados com o próprio cineasta, produzindo novas cópias de exibição em formato digital 4K e matrizes de preservação digital do material escaneado.
 
O cineasta
Orlando Bomfim Netto foi o primeiro cineasta a registrar sistematicamente, a partir da década de 1970, aspectos da cultura do Espírito Santo em documentários que se tornaram peças valiosas do patrimônio histórico e da cinematografia capixabas. 

É roteirista, diretor, diretor de produção e fotógrafo. Foi fundador, diretor e presidente da ABD-RJ reeleito, até 1981 e fundador e 1º Presidente da ABD/ES em 2000. Natural de Minas Gerais, residiu no no Rio de Janeiro, fixando-se, a partir de 1980, no Espírito Santo.
 
É diretor e produtor de mais de 15 curtas e médias e participou da produção de mais de 10 longas. Orlando chegou ainda a atuar como Secretário Executivo da Câmara Estadual do Audiovisual do ES.


Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena