Pular para o conteúdo principal

Urbanidade transformada em música no novo disco do Fepaschoal

Fepaschoal lança novo álbum nesta quarta-feira (09). É o segundo disco da carreira do músico e compositor. (FOTO: Divulgação)
Filho da geração Myspace, o músico e compositor Fepaschoal lança seu novo álbum nesta quarta-feira (9). Com o nome de O Canto do Urbanóide Parte I, o disco é um convite para um passeio pela mente e ambiente de um ser desassossegado da grande cidade e estará disponível para download (remunerado ou gratuito) na plataforma BandCamp. 

Composto por oito faixas - entre elas, Contém Glutén - single lançado no final de 2014 - o novo trabalho reafirma a diversidade de ritmos e misturas já presentes em Comando Guatemala (2011) - primeiro álbum do músico - e tem como referências o som de Daft Punk, Beastie Boys, Miles Davis, Fela Kuti, Tom Zé e Caetano Veloso.

Em O Canto do Urbanóide Parte I estão expressos os sons, as palavras que passeiam na imaginação e pequenos ou grandes devaneios de um transeunte em meio urbano. Sua poética mescla elementos simples e corriqueiros do cotidiano deste personagem “urbanóide” com reflexões e canções sobre a interpessoalidade, sobre as tensões políticas e mazelas ambientais dos últimos tempos.

Tudo isso se alia a uma sonoridade densa, espacial, dançante e repleta de referências estilísticas. Sua maneira característica de misturar influências ainda está presente em seu trabalho. Entre as já utilizadas guitarras, vozes, baixos e baterias, surge agora um flerte com a música eletrônica, através do uso de sintetizadores e samples. 

Produzido de maneira independente, o novo álbum contém uma perceptível sensibilidade para as linguagens e sensações do presente e toda a indeterminação em torno dessas. Para a realização do novo trabalho, Fepachoal contou ainda com a participação fundamental de outros músicos convidados: Edu Szjanbrum e Saulo Santos (percussão), Huemerson Leal e Henrique Paoli (bateria), Manel Fogo e Jackson Pinheiro (baixo), Jeremy Naud (teclados), Gil Mello (guitarra), Aline Maria, e Manel 7Linhas (vocais e back vocals).

A arte da capa do álbum é de autoria de Alex Vieira. (FOTO: Divulgação)
Logo após o lançamento do álbum, também serão disponibilizados vídeos, um para cada música do novo trabalho, com o registro do show de Fepaschoal realizado no início deste ano na Casa Verde, em Vitória.
O trabalho do músico e compositor Fepaschoal é marcado pela fusão da poética das ruas e coloquialismo com ritmos afro, latinos e eletrônicos, numa verve pulsante bastante ligada ao rock. Da geração de músicos e bandas que se destacaram na rede Myspace, iniciou sua carreira em 2008, lançando singles que rapidamente lhe proporcionaram respaldo da mídia capixaba e convites para shows em boa parte do Brasil. O primeiro disco, Comando Guatemala, apresenta um caldeirão diversificado de influências, teve boa resposta da crítica e figurou na lista de mais tocadas no extinto site Trama Virtual.

Fonte: Século Diário

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória