Pular para o conteúdo principal

Exposição em Colatina resgata fotografias antigas do ES

Exposição de fotos acontece em Colatina. (FOTO: Divulgação/Secult)
Ruas, casas, comércios, praças e igrejas que já existiram ou estão se extinguindo, e se tornaram instrumentos para testemunhar o rápido processo de mudanças que aconteceram nas últimas décadas nas cidades do Espírito Santo. Esta é a ideia da exposição que está em cartaz na Casa de Cultura em Colatina.

Sob a curadoria do pesquisador Paulo de Barros, a mostra "Eutychio d’Oliver: um olhar sobre o Espírito Santo do início do século XX", reúne fotografias que retratam importantes aspectos do universo arquitetônico do Estado. A exposição inédita e itinerante foi contemplada pelo Edital de Seleção de Projetos de Artes Visuais (016/2015) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e fica em cartaz até o dia 15 de abril. A entrada é gratuita.

Sobre a mostra
A mostra itinerante faz um encontro especial da população capixaba com um conjunto de imagens produzidas pelo fotógrafo Eutychio d’Oliver Vasconcellos (1880-1949) protagonista da realização do "Álbum do Espírito Santo", que pode ser considerada a maior empreitada relacionada com o trabalho de fotografia do início século XX realizada no Estado do Espírito Santo.

O álbum foi produzido para divulgar as cidades, vilas, negócios, belezas naturais, produtos econômicos entre outras coisas, na histórica Exposição Nacional de 1908 no Rio de Janeiro. O conjunto de fotografias de Eutychio d’Oliver Vasconcellos se consolida como um dos principais documentos iconográficos do Estado, raro pelo número de imagens que contém e pelo fato de que escassos fotógrafos deixaram registros significativos sobre o Espírito Santo tanto no século XIX como no início do século XX.

Uma das fotografias que estão expostas na Casa de Cultura de Colatina. A exposição tem curadoria de Paulo de Barros. (FOTO: Divulgação/Secult)
Para o curador e pesquisador da exposição, Paulo de Barros, um dos propósitos desta mostra fotográfica é sensibilizar, conhecer e valorizar não só esse acervo fotográfico e seu autor, mas também outros conjuntos imagéticos que ainda não foram devidamente estudados e apresentados ao público. "As fotografias mostram o patrimônio e a herança cultural que estão próximos de nós e, ao mesmo tempo, são tão desconhecidos", afirma. "Almejamos que o público, por meio das fotografias de cidades produzidas por Eutychio d’Oliver, reconheça não só seu entorno de forma imediata, mas, sobretudo, a possibilidade de, a partir delas, se aproximar de lugares onde nunca esteve, conhecendo e (re)descobrindo novos cenários de suas próprias cidades e de um Espírito Santo centenário", completa Paulo.

Serviço
Exposição "Eutychio d’Oliver: um olhar sobre o Espírito Santo do início do século XX"
Local: Casa da Cultura de Colatina - Rua Santa Maria, 292, Centro, Colatina
Visitação: até 15 de abril
Segundas, terças e quartas, das 08h00 às 20h00 e quintas e sextas, das 08h00 às 18h00
Curadoria e pesquisa: Paulo de Barros

Agendamento de visitas, palestras e oficinas
Informações: (27) 99903-0280 | 3177-7867
culturacolatinapmc@gmail.com

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória