Pular para o conteúdo principal

Inscrições abertas para a III Mostra Cine Rap

As inscrições de vídeos para a III Mostra Cine Rap – Cinema de Rua nos Bairros estão abertas até o dia 31 de janeiro. Os vídeos inscritos e selecionados para exibição na Mostra concorrem ao prêmio de melhor vídeo nas categorias voto popular e júri técnico. Os vencedores levam o troféu “Panela Audiovisual” e R$ 500,00 cada. Os interessados devem se inscrever no site www.panela.tv/cinerap.

A iniciativa é uma mostra competitiva de filmes de produtores capixabas, finalizados em qualquer ano. Produções que trabalham com músicas de grupos de rap do Espírito Santo, mesmo que não dirigidas por diretores locais, também podem ser inscritas.

A terceira edição do evento será itinerante e, do dia 27 de fevereiro a 19 de março, vai circular por quatro praças de diferentes bairros de Vila Velha para exibir vídeos que retratam o dia a dia das comunidades com mensagem incentivando os jovens a seguirem caminhos longe das drogas e da violência. “Esses vídeos mostram que esses jovens têm cara, coragem e algo para falar, expressando sua visão de mundo através do audiovisual com muito ritmo e poesia”, declara Simone Patrocínio de Almeida, co-organizadora da iniciativa.

As inscrições para a III Mostra Cine Rap estão abertas até o dia 31 de janeiro. (FOTO: Divulgação/Cine Rap/Secult ES)
O evento une projetos selecionados pelos editais 022/2015 e 023/2015 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A proposta é potencializar a exibição dos vídeos através do projeto de cineclube com a itinerância das sessões, além de promover a difusão e formação audiovisual.

Outras edições

A primeira mostra foi realizada no dia 31 de março de 2012, no Pró-Cidadão do município da Serra (antigo Shopping Norte), dando espaço para 16 vídeos, de 10 diretores. Já a segunda edição do evento foi realizada no dia 14 de dezembro de 2013 no Cine Metrópolis, em Vitória, e reuniu um público que viu serem projetados 15 videoclipes de 13 diretores, que capturaram parte da realidade da cidade e transformaram essas imagens em vídeos com a estética e ritmo do rap. Na ocasião, o diretor do primeiro clipe do gênero no Espírito Santo foi homenageado e o clipe mais votado pelo júri popular foi premiado.

De acordo com Luiz Eduardo Neves, idealizador do evento, “o Cine Rap tem como princípio básico valorizar as produções de realizadores que não têm espaço nos grandes festivais e que possuem trabalhos pulverizados nas redes sociais. A ideia é proporcionar um ponto de encontro para os artistas audiovisuais inspirados pela arte urbana moldada pela cultura hip-hop”.

Serviço
Inscrições de vídeos abertas
Evento: III Mostra Cine Rap – Cinema de Rua nos Bairros
Prazo: até o dia 31 de janeiro
Onde fazer: www.panela.tv/cinerap

Comentários

Mais lidas

Mano Jack: banda capixaba anuncia novo nome e assina com gravadora carioca

Silva celebra ano de conquistas e fala abertamente sobre sua sexualidade

Destaques OMMC #31

Destaques OMMC #32