Pular para o conteúdo principal

Festival de Cinema de Vitória chega ao Norte do Estado

22º Festival de Cinema de Vitória. (FOTO: Divulgação/Secult ES)
O 22º Festival de Cinema de Vitória Itinerante - Rota Verão chega a sua segunda semana. Nesta terça-feira (26) é a vez da Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, sediar mais uma exibição desse circuito de cinema ao ar livre. O filme da programação é o longa-metragem ‘Vou Rifar Meu Coração’, de Ana Rieper, documentário afetuoso e bem humorado sobre a música brega brasileira.

Nesta semana, também recebem as exibições do Festival a Ilha de Guriri, em São Mateus, na sexta-feira (29), e a Vila de Regência, em Linhares, no domingo (31). Todas as sessões são gratuitas e contam com o ator e modelo Igor Marchesi como apresentador. Após o filme, o público ainda participa do sorteio de bicicletas e brindes.

Exibição em Guarapari
No último sábado (23), a sala de cinema foi montada na Praia do Morro, em Guarapari. O tempo nublado e instável ao longo do dia deixou a equipe de produção apreensiva, mas, na hora da projeção, o tempo abriu e a lua cheia embelezou ainda mais o evento. O público lotou o espaço destinado à exibição  e muitas pessoas trouxeram suas cadeiras de praia, outras interromperam seu passeio no calçadão e ficaram aglomeradas em pé para acompanhar o filme. O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, também esteve na exibição e saldou o público presente.

Moradora de Guarapari, Eliane Mucce Daniel fez da sessão um evento para estar junto com a família e conta que reviveu momentos da infância e juventude ao assistir o documentário ‘Vou Rifar Meu Coração’. “Estou aqui com a minha mãe, minha irmã, meu irmão e meu neto. Adorei o filme, pois ele me fez resgatar algumas lembranças. Espero que o Festival volte outras vezes”.

Público assiste a filme durante Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Programação chega ao norte capixaba. (FOTO: Divulgação/Secult ES)
Filme da programação
O longa-metragem ‘Vou Rifar Meu Coração’ faz uma viagem ao imaginário romântico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. O filme apresenta pessoas comuns que abrem seus corações e contam suas histórias e também com depoimentos de Agnaldo Timóteo, Wando, Amado Batista, Lindomar Castilho, Nelson Ned, Walter de Afogados e de Rodrigo Mell, este último é representante da nova geração do brega.

“Esses artistas cantam lindamente, as músicas emocionam e se comunicam demais com um público enorme. São verdadeiros clássicos da canção brasileira. São artistas muito populares, com uma audiência muito estabelecida até hoje, que têm sua arte lastreada pelo gosto popular, atravessando pelo menos três décadas com grande sucesso”, conta a diretora Ana Rieper.

Ana Rieper é documentarista e diretora de TV há cerca de 10 anos. Tem formação nas áreas de Cinema, Antropologia e Geografia. Tem caracterizado sua trajetória pela realização de filmes que buscam entender a cultura popular brasileira e a história dos costumes a partir da intimidade e da vida cotidiana. Atua também como diretora de filmes institucionais nas áreas de Meio Ambiente, Arqueologia e projetos ligados a movimentos sociais.

As sessões do 22º Festival de Cinema de Vitória Itinerante - Rota Verão recriam uma sala de cinema com equipamento de projeção e de som adequados e acontecem em algumas localidades que não dispõem de cinema. Isso faz com que as exibições itinerantes sejam surpreendentes e emocionantes, pois, para alguns espectadores, essa é a primeira vez em que assistem a um filme na telona. Por se tratar de um evento cultural acessível a uma faixa etária ampla, as exibições são uma atividade vivenciada por toda a comunidade. Além de ser um excelente lazer cultural, essa iniciativa contribui com a formação de plateias e promove o acesso democrático ao cinema nacional.


Serviço

22° Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Rota Verão
26/jan (terça-feira) - Vila de Itaúnas - Conceição da Barra
Horário: 20h00
Local: Em frente à Igreja de São Sebastião

29/jan (sexta-feira) - Guriri - São Mateus
Horário: 20h00
Local: Praça de Guriri / Av. Oceano Atlântico

31/jan (domingo) - Vila de Regência - Linhares
Horário: 20h00
Local: Praça Caboclo Bernardo

Importante: todas as sessões são gratuitas.

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Linha do tempo da Chocolates Garoto