Pular para o conteúdo principal

Diário de viagem: A vida é curta, então por que não se aventurar?

Sair do Brasil para morar durante três meses em um país que fica a mais de 12 mil km de distância pode parecer loucura, porém tomar essa decisão me fez, e faz, vivenciar momentos indescritíveis e experiências de uma vida cheia de histórias para contar. 

Em dezembro de 2021, recebi o convite dos meus tios para passar um período na casa deles. Fiquei algumas horas pensando, mas pouco tempo depois já havia tomado a decisão de sair do emprego em que eu estava atuando como jornalista, para viver essa experiência.

Eu saí do Brasil contando para família e amigos que estava indo passar um período em Omã, um país do Oriente Médio. Diante da surpresa vinham as perguntas: “Que país é esse?”, “Onde fica Omã? Nunca ouvi falar”. E posso dizer que isso acontece até hoje quando alguém descobre que eu não estou no Brasil.

Todos esses questionamentos me fizeram perceber que uma grande aventura estava por vir e que seria incrível passar esse tempo em um país tão diferente, onde a cultura ainda está estabelecida fortemente em cada canto.

Omã fica localizado na Ásia e é um lugar de múltiplas paisagens e histórias. Apesar de ser considerado novo, o país já conquistou muitas pessoas e vem se tornando uma forte opção de turismo.

A população de Omã, em sua maioria, é árabe-muçulmana e o governo declara o islamismo como religião oficial. Por isso, os turistas e expatriados precisam seguir as regras do país. 

É preciso, por exemplo, usar roupas que tampem os ombros e as pernas para sair na rua. Já para entrar nas mesquitas é necessário que as mulheres cubram também a cabeça. A mesquita é o local onde os muçulmanos se reúnem para orar. Elas também são conhecidas em todo o mundo por sua grandiosa arquitetura islâmica, tornando-se assim um local turístico que vale a pena visitar.

Outra curiosidade é o fuso horário, que se diferencia do Brasil por estar sete horas na frente. Além disso, o fim de semana acontece na sexta-feira e no sábado, no domingo já inicia toda rotina normal da semana, como se fosse a nossa segunda-feira no Brasil.

Outro ponto a ser destacado é a culinária de Omã. Aqui, além de se “jogar” em uma cultura totalmente diferente da sua, você tem a oportunidade de se aventurar por uma culinária de sabores super apurados e fortes. É fácil passar pelo “Nossa, que maravilha” e chegar rapidamente no "Não provo isso nunca mais”. Brincadeiras à parte, toda essa aventura por novos sabores só me faz querer conhecer novos lugares e seus “pratos típicos". 

Conhecer um novo país é sempre incrível e te faz abrir o horizonte para novas possibilidades e desafios. Por isso, posso afirmar com clareza que essa é uma das melhores experiências da minha vida. Com 23 anos, cheia de saudade da família e dos amigos, aqui estou eu com o coração aberto para continuar essa aventura e assim poder conhecer novos países, novas culturas, novas culinárias e fazer da minha vida um livro cheio de histórias para contar!




Carol Merlo é jornalista formada pela Universidade Vila Velha (UVV) e atualmente atua no portal O Melhor da Música Capixaba

Comentários

  1. Muito bom, que aventura, que seja a primeira de muitas experiências que ainda estão por vir, o mundo e o seu limite...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito! Quero mais histórias dessas aventura!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana... Show de aventura ... Lindo os lugares

    ResponderExcluir
  4. Muito bem m saber que vc está gostando dessa sua aventura !!!

    ResponderExcluir
  5. A saudade é grande, mas não é maior que o orgulho que temos de você. Te amamos e amamos acompanhar suas aventuras, mesmo que virtualmente.

    ResponderExcluir
  6. Que experiência maravilhosa, Carol. Viajar é o melhor investimento que fazemos e com certeza foi um período enriquecedor pra você. Que venham muitas novas viagens.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Linha do tempo da Chocolates Garoto

“A Matéria Noturna”: Filme gravado em Vitória estreia nos cinemas em abril