Pular para o conteúdo principal

​Museu Ateliê Homero Massena reaberto para o público

Após quatro anos fechado ao público, o Museu Ateliê Homero Massena foi reaberto nesta sexta (18). Localizado no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, o local foi totalmente restaurado. 

Os serviços de restauração do museu contemplaram as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais, além da restauração do acervo de móveis e utensílios - óculos, pincéis, inúmeras cartas, livros, diplomas e camas.

O Museu Ateliê após obras de reforma e restauro. (FOTO: Adessandro Reis/PMVV)
De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, "o trabalho consistiu na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, entre outras melhorias".

O museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional. "Ainda foram restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras. O público vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Foi um trabalho delicado e complexo, realizado por profissionais extremamente qualificados", informou o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

"Esta entrega representa a importância dos investimentos para a preservação da memória canela-verde. Trabalhamos com o devido cuidado para com a trajetória do nosso povo, além de proporcionarmos condições de recebermos todos os moradores e turistas", afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

A partir deste sábado (19), o Museu Ateliê Homero Massena, localizado na rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha, vai funcionar de terça a sábado, das 10 às 16h, com entrada gratuita.

Texto de Luiz Eduardo Neves/Prefeitura de Vila Velha

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena