Pular para o conteúdo principal

ExFest 2ª Edição: inscrições para artistas e bandas autorais abrem na próxima segunda (21)

Festival que valoriza a diversidade, os compositores independentes e a música produzida no Espírito Santo e no país. Este é o ExFest 2ª Edição, projeto que vai abrir inscrições para seleção de sete atrações musicais na próxima segunda-feira (21).

O ExFest chega a sua segunda edição em 2022. (FOTO: Divulgação)
Idealizado pela cantora e compositora Bella Nogueira e produto de seu canal do YouTube, chamado Explicanção, o ExFest vai selecionar as apresentações por meio de edital. Os artistas classificados serão contemplados com cachê de R$ 2.500 e as inscrições vão até 21 de março. O link para preencher o formulário será inserido nos canais de contato do Canal Explicanção na segunda.

Acesse os canais do Explicanção
 
Para se inscrever, artistas e bandas precisam comprovar que moram no Espírito Santo há pelo menos dois anos e ter repertório autoral para realizar um show de 40 minutos. Além disso, o proponente terá de detalhar a proposta de show, registrar o impacto sociocultural do trabalho na cena capixaba e enviar portfólio, clipping, fotos, entre outros materiais.
 
O festival, que oferecerá equipamentos "de ponta" para a apresentação dos artistas, será completamente online, com transmissão da Casa da Música Sônia Cabral pelo canal do YouTube do Explicanção, nos dias 13, 14 e 15 de maio. O ExFest 2ª Edição também será dividido por temas, os quais determinarão a linha editorial da seleção de artistas.
 
No momento da inscrição, os proponentes terão de optar por um destes três estilos: rap/hip-hop, rock ou folk/MPB.

Bella Nogueira é a idealizadora do canal Explicanção. (FOTO: Divulgação)
Na temática rap/hip-hop, as apresentações serão no dia 13 de maio, e o edital reserva três vagas para a categoria. Entre as escolhas, prioritariamente uma será para um representante LGBTQ+ e uma para mulheres. Podem se inscrever artistas solo, duos, trios e bandas.
 
A categoria rock também conta com três vagas, e os shows acontecerão no dia 14 de maio. Neste tema, o festival reserva um espaço prioritário para mulheres e um para pessoas pretas. Podem se inscrever artistas solo, duos, trios e bandas. Neste caso, todavia, o músico precisa, obrigatoriamente, se apresentar acompanhado de pelo menos outros dois integrantes – isto é, não vale o show voz e violão.     
   
Por fim, o tema folk/MPB conta com uma vaga.  As apresentações serão transmitidas no dia 15 de maio e podem participar das inscrições artistas solo, duos, trios e bandas. Diferentemente do eixo do rock, o artista selecionado terá a possibilidade de se apresentar em formato individual ou com outros integrantes o acompanhando.
 
Headliners
Além do edital de seleção, o ExFest 2ª Edição já conta com cinco headliners no lineup: a rapper Budah, Bella Nogueira, o compositor Izar, a banda Cainã e a Vizinhança do Espelho e o cantor, compositor e produtor musical paulistano radicado em Salvador Leo Cavalcanti – convidado para promover intercâmbio com os artistas que produzem música no ES.

Juntamente com os sete selecionados, portanto, o festival contará com 12 apresentações musicais.   
 
Em 2021, o ExFest 1ª Edição aconteceu em janeiro, com shows de Gavi, Dan Abranches, Manfredo e Bella Nogueira. A intenção é que o festival aconteça anualmente e presencialmente a partir de 2023.
 
O Explicanção, realizador do festival, é um canal do YouTube independente criado por Bella Nogueira em maio de 2020, para dar voz aos artistas, trabalhadores entre os mais prejudicados naquele e neste momento por conta da pandemia. Um diferencial do Explicanção em sua produção de conteúdo foi, desde o início, destacar a interpretação de Libras nos vídeos - uma ação valorizada, e não apenas para cumprir tabela.

O ExFest 2ª Edição tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e será realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Serviço
Inscrições para o ExFest 2ª Edição
Período de inscrições: 21 de fevereiro a 21 de março
Link do formulário: Acessar no Instagram e YouTube
Vagas: Sete selecionados, com cachês de R$ 2.500 para um show online de 40 minutos

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória