Pular para o conteúdo principal

Monique Rocha lança samba em homenagem à Rainha do Congo capixaba

Um encontro com Dona Astrogilda Ribeiro, ocorrido em 2010, inspirou a cantora Monique Rocha a compor um samba em homenagem à Rainha do Congo do Espírito Santo, falecida aos 88 anos, em julho de 2021, por complicações em decorrência da Covid-19. O single Dona Astrogilda chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (11), embalado em ritmo de samba-congo e repleto de referências à eterna mestra da Banda de Congo de São Benedito do Rosário, criada em 1798 e uma das mais antigas do país.

Monique Rocha homenageia Dona Astrogilda em samba. (FOTO: Thais Gobbo)
No dia 18 de fevereiro, Monique Rocha lança o clipe da canção em seu canal no YouTube. Com direção da historiadora Cintia Braga, o vídeo foi rodado na Vila do Riacho, no município de Aracruz, onde Dona Astrogilda viveu a maior parte de sua vida, tendo como cenários a Igreja de São Benedito do Rosário, o terreiro de umbanda e a devoção a São Benedito. As imagens capturam o cotidiano da vila, com Monique Rocha rodeada de crianças e da comunidade, combinando as cores próprias da Banda de Congo de São Benedito do Rosário - branco com o azul turquesa – com as cores quentes do samba, no caso a laranja, escolhida pela cantora.

A gravação e o clipe de Dona Astrogilda foram viabilizados com recursos do  FunCultura, da Secretaria de Estado da Cultura, e fazem parte do Projeto Sou Negra, com o qual Monique Rocha reúne repertório composto por músicas autorais e de outros compositores capixabas.

A cantora na Vila do Riacho, com crianças e moradores da comunidade. (FOTO: Thais Gobbo)
Admiração
Cantora, compositora e atriz com intensa atuação na valorização da Cultura Afro-Ameríndia-Brasileira, Monique Rocha conta que sua admiração por Dona Astrogilda Ribeiro vem de longa data. "Eu a conheci na festa do Caboclo Bernardo, no distrito de Regência (Linhares), e passei a frequentar o terreiro dela em Vila do Riacho. Compus a música naquela época, mas só mostrei a Dona Astrogilda tempos depois em 2018", revela.

Dona Astrogilda iria participar do videoclipe, mas infelizmente veio a falecer antes das gravações, realizadas em dezembro de 2021. 

"A gente quis retratar justamente o que ela representa, que é o terreiro, a igreja, a devoção a São Benedito e à Banda de Congo, que é uma das mais antigas do Brasil. Quem de fato a conheceu sabia da força daquela mulher. Ela era uma mulher muito à frente do seu tempo, líder da banda de congo, chefe de terreiro, era muito influente na política local e respeitada por todos os segmentos da sociedade, superando os preconceitos contra a religião de matriz africana", observa.

Durante as filmagens, Monique Rocha contou com a participação dos integrantes da Banda de Congo de São Benedito do Rosário, da atual Rainha da Banda de Congo, Rosa Galdino, e de Cristiana Ribeiro, filha de Dona Astrogilda. A emoção foi grande quando a artista interpretou o roteiro baseado no sincretismo religioso que une os santos e orixás, em uma representação da filiação do Brasil à África e da influência cristã que marcou a vida da homenageada. "O videoclipe se fundamenta neste encontro entre o sagrado e o profano, e tanto de um lado quanto de outro o mote é a cultura popular afrodescendente, suas vestimentas, sua cantiga folclórica, sua simplicidade e suas tradições", descreve Monique.

Redes sociais e plataformas de Monique Rocha

Quem assistir ao videoclipe verá Monique Rocha em plena sintonia com a paisagem da Vila do Riacho, em comunhão com os moradores e as tradições da região. A sinopse apresenta a sambista como uma jovem sem rumo e que encontra por meio da luz de Dona Astrogilda as bênçãos para seguir sua jornada.

Musicalmente, Dona Astrogilda promove uma fusão das células rítmicas do samba e do congo, território que Monique Rocha percorre com desenvoltura dentro de sua pesquisa sobre a musicalidade afro-brasileira: "A ideia é promover uma mistura do samba – que é o meu estilo musical – com o congo, que venho vivenciando há alguns anos, principalmente no teatro; e as religiões afro-brasileiras, de modo a construir uma sonoridade ao mesmo tempo regional e sem fronteiras", define a artista.


Ficha técnica
Música: Dona Astrogilda
Data de lançamento: 11 de fevereiro (plataformas) e 18 de fevereiro (videoclipe)
Produção Geral: Monique Rocha
Assessoria de Imprensa: José Roberto Santos Neves 
Design Gráfico: Vinicius Mardegan
Produção musical: Rodolfo Simor
Preparação vocal: Bruna Kethily
Músicos: Daniel Barreto (violão 7 cordas), Wesley Marins (cavaquinho), Marcus Paulo (sopros), Jean Carlos (percussão), Kaique Martins (percussão) e Peque Santos (percussão)
Coro: Dorkas Nunes, Marcelo do Rosário, Jean Carlos, Ana Cris, Fernanda Assis e Menino Miguel 
Direção do videoclipe: Cintia Braga
Direção de fotografia: Marcelo N. Reis 
Edição do videoclipe: Lucas Bonini
Direção de arte: Rômulo Corrêa 
Produção executiva: Jean Carlos 
Figurino: Ilza Margotto
Beleza: Ellen Cardoso 
Fotografia: Thais Gobbo
Participação: Banda de Congo São Benedito do Rosário e moradores da Vila do Riacho

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória