Pular para o conteúdo principal

Jovens capixabas do projeto Vale Música se apresentam na Expo Dubai

Esta segunda-feira (14), é um dia especial para um grupo de alunos do programa Vale Música ES. Os jovens embarcaram para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para se apresentar em um dos maiores eventos mundiais, a Expo Dubai 2020, que aborda temas como cultura, tecnologia, inovação, sustentabilidade, design e excelência humana de diversos países.

Alunos do programa Vale Música ES no embarque para Dubai. (FOTO: Divulgação)
Os capixabas vão integrar a Orquestra Vale Música, junto com os alunos dos polos do Programa Vale Música de Belém/PA e Corumbá/MS. Os concertos vão acontecer no sábado (19) e domingo (20), no Dubai Millennium Amphitheatre, e vai contar com a participação de 45 alunos. 

A regência será dos maestros Eduardo Lucas da Silva (ES), Eduardo Martinelli (MS) e Renan Cardoso (PA) e entre os spallas selecionados estão o capixaba Lucas Anizio, Caio Fortunato e Igor Amaro.

As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil e os concertos serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai, às 17h no horário dos Emirados Árabes, ou às 10h no horário de Brasília.

Alunos capixabas do projeto de música. (FOTO: Fábio Pietro)
Apresentações 
Os alunos apresentam as regiões do Brasil e suas características através de um passeio que começa n’O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos, e passa pelos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica.

Para representar as paisagens capixabas destacam-se as toadas de congo A Baleia, Iaiá, você vai à Penha e Madalena do Jucu, além da música Na Puxada de Rede, de Amaro Lima e Chocolate.

Os concertos encerram a programação da empresa Vale no Pavilhão Brasil na Expo Dubai, que promoveu ao público uma experiência imersiva pela Floresta Amazônica, pela relação das comunidades brasileiras com a natureza e pela diversidade da cultura.

Vale Música ES
Iniciativa do Instituto Cultural Vale, o Projeto Vale Música ES atende 200 alunos, de 7 a 29 anos, na Estação Conhecimento de Serra, em Cidade Continental, e 70 alunos, de 7 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. 

O projeto conta com diversos grupos artísticos como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.

Expo Dubai
A Expo Dubai é um encontro gigantesco, realizado a cada cinco anos. O evento reúne 190 países em pavilhões com a intenção de proporcionar aos visitantes uma experiência única de poder conhecer e "viajar" para vários lugares do mundo em um único espaço. 

Toda Expo tem a duração de seis meses e a Expo 2020, que está acontecendo em Dubai, estava programada para o período de 20 de outubro de 2020 até o dia 10 de abril de 2021. Porém, devido a pandemia de Covid-19, o evento foi remarcado para o período de 1º de outubro de 2021 até 31 de março deste ano, mantendo o nome de "Expo 2020".

Uma das curiosidades da Expo Dubai é que não se consegue ver todos os ambientes em apenas um dia. O espaço que foi construído para o evento é gigante e existem muitas atrações, opções de restaurantes com comidas típicas e uma diversidade de lugares super interessantes para conhecer. Por isso, quem deseja ter uma experiência completa no evento precisa reservar de três a quatro dias para conhecer tudo que o evento pode proporcionar.

Entrada do pavilhão do Brasil na Expo Dubai. (FOTO: Divulgação/Apex Brasil)

Pavilhão da Mobilidade na Expo 2020. (FOTO: Carol Merlo/OMMC)

Grupo de alunos capixabas do projeto Vale Música que vai para Dubai. (FOTO: Fábio Pietro)

Comentários

Postar um comentário

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória