Pular para o conteúdo principal

Série documental inédita homenageia a capixaba Nara Leão

Nara Lofego Leão, nasceu em 19 de janeiro de 1942, no Espírito Santo e ganhou multidões por todo Brasil, sendo uma das vozes mais importantes da bossa nova e da MPB. Neste mês, no qual iria completar 80 anos, a cantora ganha como homenagem uma série documental chamada O Canto Livre de Nara Leão, no Globoplay.

A cantora Nara Leão em registro mostrado pela série. (FOTO: Divulgação/Acervo Nara Leão)
A série está disponível desde a última sexta-feira (7), e trás em seus cinco episódios fotos, vídeos e áudios da cantora que foi uma das maiores intérpretes da música brasileira.

Além disso, a série conta como era Nara através de entrevistas de familiares e de grandes músicos e personalidades como Roberto Menescal, Chico Buarque, Edu Lobo, Fagner, Maria Bethânia, Marieta Severo, Nelson Motta e Paulinho da Viola.  

O projeto é dirigido por Renato Terra, e faz parte da nova nova produção do Conversa.doc, o núcleo de documentários do programa Conversa com Bial, do qual Terra é um dos roteiristas. José Bial, neto de Nara Leão, também colabora no projeto, como produtor de conteúdo. Jordana Berg foi a responsável pela montagem da série.


"Nara é uma das grandes artistas do século 20 no Brasil, ao lado da Bethânia, da Elis Regina e da Elza Soares. Acho que ela ainda não teve esse reconhecimento que precisava ter", afirma Terra.

A trajetória artística de Nara teve início nos anos 1960, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. 

Esta série documental, mostra como o talento e a personalidade da cantora se uniram, provocando uma transformação na música e no comportamento dos brasileiros. Nara era chamada de "musa da bossa nova", mas na verdade ela era a própria bossa nova.


Aproveite a oportunidade e conheça um pouco mais da incrível trajetória de Nara Leão, que ainda vive livre com sua música ecoando por todo este país!


Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória