Pular para o conteúdo principal

Após residência artística em Portugal, bailarinos capixabas estreiam espetáculo

O intercâmbio em Portugal entre os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza com a  coreógrafa eslovaca Eva Urbanová resultou no espetáculo de dança Idiossincrasia

Transmitido online no YouTube entre os dias 6 e 9 de Janeiro (quinta a domingo), a coreografia foi desenvolvida dentro do período de três semanas em que os artistas se dedicaram a alcançar com o corpo um nível extremo de precisão de movimentos rígidos e afiados e outro pólo extremo de movimentos pessoais, biográficos e idiossincráticos. Com duração de 30 minutos, o espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos.

Os bailarinos Maicom Souza e Gabriela Moriondo. (FOTO: Bernardo Firme)
O espetáculo Idiossincrasia é uma dança sobre a amizade, sobre as peculiaridades de cada pessoa, neste caso particular, as asas de Gabriela e as raízes de Maicom, e as caixas em que os dois habitam. 

A partir deste imaginário Eva deu início ao processo de montagem, trazendo como inspiração o filme O Lagosta (2015),  dirigido por Yorgos Lanthimos, e, a partir dele, levou aos bailarinos vários questionamentos sobre o que significa ser humano.

"A partir de então, começamos uma pesquisa de movimentos relacionais que partiam de um corpo frio ou de um corpo quente, emocionado ou sem emoção, sistemático ou livre. Experimentamos, portanto, desde diferentes brilhos do olhar até o último suspiro de um movimento catártico ou de um gesto afiado e mecânico. Utilizamos também elementos cênicos, criando quadrados e sistemas para seguirmos ou extrapolarmos durante a pesquisa", conta Gabriela Moriondo.


Durante as três semanas de criação e desenvolvimento os bailarinos Maicom e Gabriela redigiram textos pessoais em escritas intuitivas sobre quem são, quem querem ser, como são, o que sonham, o que desejam, o que amam, o que pensam sobre o outro, e recorreram também a informações sobre quem são baseadas nas informações presentes em seus passaportes e documentos de identidade oficiais. A partir da reunião destas informações eles estavam prontos para refletir suas personalidades em forma de dança.

O espetáculo Idiossincrasia contou com Eva Urbanová, coreógrafa eslovaca, e os bailarinos capixabas Gabriela Moriondo e Maicom Souza, e foi realizado em Lisboa (Portugal), nos Estúdios Victor Córdon. A arte gráfica é de Pedro Gimenes, com fotografia de Luís Felipe Roriz Stein, Larissa Antunes e Bernardo Firme. 

O teaser foi editado por Yuri Satélite. Trilha sonora é Terminal, de Holly Herndon (Estados Unidos) e Folha de Jurema, de Nicola Cruz (França), Salvador Araguaya (SP) & Spaniol. (SP) O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

Serviço
Espetáculo de dança "Idiossincrasia"
Datas e horários: 6 a 9 de janeiro (quinta a domingo), sempre às 19h
Transmissão: Canal do YouTube
Duração: 30 minutos
Classificação etária: Livre

Comentários

Mais lidas

Agenda Capixaba #56

Agenda Capixaba #48

Clássicos da música com Flashback e Faixa Bônus no Clube Arci