Pular para o conteúdo principal

Autor de "Meu Pequeno Cachoeiro", Raul Sampaio morre aos 93 anos

Morreu na noite desta quarta-feira (26), o cantor e compositor Raul Sampaio, aos 93 anos. O artista natural de Cachoeiro de Itapemirim, vivia em Marataízes desde 2007. O artista estava internado em um hospital de Cachoeiro.


Raul Sampaio é compositor de diversas músicas, entres elas, Meu Pequeno Cachoeiro, que se tornou hino oficial da cidade, e que foi regravada pelo conterrâneo Roberto Carlos. Outra música conhecida é A Carta, na voz de Erasmo Carlos (RJ).

O artista vivia em isolamento social desde o início da pandemia de Covid-19, em virtude da saúde debilitada. A causa oficial da morte, segundo a família foi pneumonia e falência múltipla dos órgãos.

O velório, segundo a família, será restrito a amigos e familiares no Cemitério Parque, bairro IBC, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 11 horas. O sepultamento será às 17 horas. 

Amigos e fãs lamentaram nas redes sociais a morte do ícone da música capixaba e nacional. "Hoje o poeta se foi. Meu pai obrigado por tudo. Me desculpe as falhas", escreveu o filho José Cocco Neto.


"A música popular brasileira está em luto com a passagem do mestre Raul Sampaio aos 93 anos. Um de nossos mais brilhantes compositores, Seu Raul deixa uma obra indelével para a MPB. É um orgulho para o nosso Estado e merece todas as homenagens de Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal; de Marataízes, onde viveu os últimos anos; e do Espírito Santo, que ele sempre fez questão de cantar e encantar em suas composições. Meus sentimentos ao filho José Cocco Neto e à família neste momento de dor e saudade", escreveu no Instagram o jornalista, escritor, músico e gestor cultural José Roberto Santos Neves.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do artista em uma rede social. "Hoje a saudade veio visitar nossos corações. Raul Sampaio, cachoeirense, que tanto enriqueceu a cultura capixaba com suas composições, melodias e poesias, nos deixou. Seus versos e sua memória ficarão eternizados em nossa história. Meu abraço aos seus familiares e amigos", escreveu Casagrande.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, disse que vai decretar luto de três dias na cidade. "Raul Sampaio, autor de Meu Pequeno Cachoeiro, que virou nosso hino, nos deixou essa noite. Tive a alegria de homenageá-lo nos seus 90 anos. Por sua história e amor por Cachoeiro, vamos decretar luto de 3 dias. Viva, Raul! E que Deus console familiares e amigos", publicou.

Comentários

Mais lidas

Relembre Alexandre Lima, na banda Manimal, em show na Praça do Papa

Alex Lima completa 54 anos e recebe homenagem do irmão Amaro Lima, com “Barco do Amor”

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória