Pular para o conteúdo principal

Shows e congo nos 170 anos da Festa de São Benedito em Serra Sede

Festa de São Benedito, em Serra. (FOTO: Denys Lobo/Secom/PMS)
As comemorações da Festa de São Benedito, uma das mais importantes e tradicionais do município da Serra, tiveram início no último sábado (19) em Serra Sede, com o desfile das bandas de Congo Mirim da Serra. A festa, que neste ano completa 170 anos, será toda realizada próximo a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

A partir da próxima quinta-feira (24), véspera de Natal, o evento volta a ser realizado com diversas atividades religiosas e culturais. Às 05h00, acontece a Alvorada de Natal com as bandas Konschaça e Estrela dos Artistas. E no fim do dia, às 20h00, ocorre a Missa de Natal na Igreja Matriz.

Na dia seguinte, a programação começa às 08h00 com Missa de Natal. Às 18h00, ocorre a procissão de Natal e de São Benedito com saída e retorno acontecendo na Igreja Matriz. Logo depois da procissão, ocorre a Puxada do Navio Palermo com bandas de congo e a banda Estrela dos Artistas. A programação se encerra com show da banda Blacksete.

Dia mais importante do evento, por conta da Fincada do Mastro de São Benedito, o sábado (26) tem atividades a partir das 09h00, com a Missa do Serrano na Igreja Matriz. A partir das 11h00 acontece uma solenidade e a transferência da capital para a Serra na Câmara Municipal.

Puxada e Fincada do Mastro
A partir das 18h30, acontece a Puxada do Mastro, que percorre diversas ruas do centro da Serra. A Fincada do Mastro com show pirotécnico tem início às 21h00, na frente da Igreja Matriz. Após a programação cultural, acontecerão dois shows com Forró Bem Te Vi e João Neto e Frederico (GO).

No sábado (27), último dia de evento, haverá desfile das bandas de congo às 19h00. Depois, a partir das 21h30, acontece o show com Júnior Ávila.

A festa
A Festa de São Benedito está presente no calendário serrano desde 1836, e segundo a tradição, teve origem no socorro providencial dado por São Benedito a um navio escravo que naufragou navegando pela costa do Espírito Santo.

Ao se depararem com a morte, os tripulantes invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvar e foram levados até a praia, abraçados ao mastro que se desprendeu do navio.

Banda Blacksete faz show na festa na próxima sexta-feira (25), encerrando a programação do dia. (FOTO: Divulgação/Banda Blacksete)
Programação da Festa de São Benedito, em Serra Sede:
24/dez (quinta-feira)
05h00: Alvorada de Natal com as Banda de Congo Konschaça e Banda de Música Estrela dos Artistas
20h00: Missa de Natal na Igreja Matriz

25/dez (sexta-feira)
08h00: Missa de Natal na Igreja Matriz
18h00: Procissão de Natal e de São Benedito
20h00: Puxada do Navio Palermo com bandas de congo e Banda Estrela dos Artistas
21h30: Show com a banda Blacksete

26/dez (sábado)
09h00: Missa do Serrano na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
11h00: Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h00: Exposição da Imagem de São Benedito na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição com a Banda de Congo Folclórico de São Benedito
18h30: Puxada do Mastro com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas
21h00: Fincada do Mastro em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e show pirotécnico
21h30: Show com Forró Bem Te Vi
22h30: Show com João Neto e Frederico (GO)

27/dez (domingo)
19h00: Desfile das Bandas de Congo
22h00: Show com Júnior Ávila

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC