Pular para o conteúdo principal

Projeto da Banda do Exército leva cultura e recreação a escolas em Vila Velha

Um projeto criado pelo tenente Isael Melo, regente da banda de música do 38º BI (Batalhão de Infantaria) do Exército Brasileiro, em Vila Velha, tem levado cultura, recreação e tem deixado um grande legado a estudantes de escolas de ensino infantil e fundamental da rede municipal da cidade canela-verde.

O projeto "Banda na Escola" foi iniciado em 2012, e em quatro anos já passou por aproximadamente 80 escolas e mais de 10 mil crianças e adolescentes participaram das apresentações. 

Em um documentário produzido por Victor Alves, que curiosamente é filho do autor do projeto, o tenente Isael fala da importância da banda. "A banda de música cumpre um papel importante no Exército Brasileiro, quer seja na instrução do dia-a-dia na caserna (alojamento, quartel), quer seja nas atividades de representação da instituição no meio civil", afirma.

Crianças assistem apresentação da banda do 38º BI no projeto "Banda na Escola". (FOTO: Reprodução/Documentário/Victor Alves)
O Cel Edson Massayuki Hirose, comandante do 38º BI, também fala da banda. "Ela é muito mais representativa, ela é a demonstração de disciplina, de marcialidade para a sociedade. A participação da banda em diversas atividades e cerimônias, em apresentações para a população em diversos locais permite que a sociedade tenha contato com o Exército Brasileiro", assegura.

O documentário mostra um pouco do dia-a-dia da banda em apresentações nas escolas e a aproximação que criam com as crianças, seja com as músicas, seja com os instrumentos musicais, seja com a conversa que tem com esses estudantes em formação. "Além de trazer a música para a escola, há uma integração entre as crianças, há uma quebra de paradigmas em relação ao civil com o militar, porque muitas vezes achamos que o Exército não é acessível", diz Michela Xistuli, do setor de Arte e Cultura da Prefeitura de Vila Velha.

"Qual não tem sido a nossa surpresa de vermos crianças, professores, pais, testemunhando da diferença que é pós-passagem da banda de música nas escolas", conclui o tenente Isael, que deu vida a este projeto de fundamental importância para a formação desses estudantes.

Assista o documentário no vídeo abaixo:

Algo sobre deixar um legado...É o que tentei contar neste pequeno documentário que fiz sobre o projeto "Banda na Escola", criado pelo meu pai Isael Melo Alves e que certamente dará muitos frutos.
Posted by Victor Gutemberg on Segunda, 21 de dezembro de 2015

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC