Pular para o conteúdo principal

Diversas atrações gratuitas na sexta edição do Festival Cultural de Vitória

Grupo Regional da Nair fará sua famosa roda de samba. (FOTO: Divulgação)
A sexta edição do Festival Cultural de Vitória reúne o melhor da cultura capixaba, no próximo domingo (20). A partir das 14 horas, o Ilha Shows, na Praia do Canto, em Vitória, recebe diversas atrações musicais - como bandas de congo - e da arte no evento que tem entrada gratuita.

Ao som de tambores e casacas, se apresentam as bandas de congo Beatos de São Benedito (Centro, Vila Velha), Unidos de Boa Vista (Roda D’água, Cariacica), Mestre Tagibe (Roda D’ Água, Cariacica), Amores da Lua (Santa Marta, Vitória) e Panela de Barro (Goiabeiras, Vitória). As apresentações de uma das mais tradicionais manifestações da cultura capixaba vão durar cerca de 30 minutos.

Outra grande atração é o grupo de samba Regional da Nair, que desde 2008 se apresenta em diferentes pontos da capital capixaba, como a Rua 7, no Centro, atraindo grandes públicos nas famosas e tradicionais rodas de samba.

O público presente também poderá conferir outras ações culturais, como demonstrações de grafite, capoeira e confecção de panela de barro, que acontecerão simultaneamente às apresentações musicais.

Banda de congo Beatos de São Benedito, de Vila Velha. (FOTO: Reprodução/Don Oleari apresenta Dois em Um)
Congo na história cultural do ES
Reunir bandas de congo tão tradicionais e que fazem parte da história do Espírito Santo é fundamental, sobretudo num festival cujo principal objetivo é disseminar a cultura capixaba.

A banda de congo Panela de Barro, por exemplo, foi fundada em 1938, com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras. Em 1980, o grupo passou a ser coordenado pelo proprietário de fábrica de panelas de barro, Arnaldo Gomes Ribeiro, por isto a mudança no nome. Há cerca de 14 anos, a banda foi revitalizada pela historiadora Jamilda Alves Rodrigues Bento, filha de paneleira, nascida em Goiabeiras.

Doação de alimentos
A organização evento estará recolhendo alimentos não perecíveis no dia do festival. Quem se interessar pode doar alimentos de 1 kg e fazer uma boa ação.

Serviço
6ª Festival Cultural de Vitória
Data e horário: 20/dez (domingo), às 14h00
Local: Ilha Shows - Alameda Ponta Formosa, 350, Praia do Canto, Vitória
Entrada: Franca
Informações: (27) 3222-7815/ www.espirito.art.br

Comentários

Mais lidas

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Pele Morena e Jefinho Faraó são atrações do Bodyboard Music, na Serra