Pular para o conteúdo principal

"Sabores da Ilha", trigésimo livro da coleção Escritos de Vitória é lançado na capital

Capa da publicação. (FOTO: Divulgação/SEMC/PMV)
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Academia Espírito-Santense de Letras lançaram na última quinta-feira (17), na Casa Porto das Artes Plásticas, a trigésima edição da coleção Escritos de Vitória: "Sabores da Ilha". No evento foram distribuídos exemplares gratuitamente.

Como sugere o título, o tema do livro é a culinária local, retratada por 34 autores que, por meio de contos, crônicas, ensaios e poemas, falam dos cheiros e sabores de uma das mais peculiares e tradicionais cozinhas do Brasil.

"O novo volume da coleção Escritos de Vitória é um presente para a cidade e seus leitores neste final de ano. A publicação, lançada em parceria com a Academia Espírito-Santense de Letras, apresenta aos leitores de diferentes gerações uma cidade em constante transformação, vista por autores de sensibilidade aguçada", disse a secretária de Cultura de Vitória, Ana Laura Nahas.

A diversidade de estilos literários retrata a pluralidade da culinária capixaba, indo além da tradição. "Não faltaram textos sobre a moqueca e a torta capixabas, mas outros sabores também entraram nessa panela de barro da gastronomia capixaba. É só conferir, lendo com água na boca", disse o professor doutor Francisco Aurelio Ribeiro, presidente da Academia Espírito-Santense de Letras e organizador da publicação.

Professor doutor Francisco Aurelio Ribeiro é organizador da publicação. (FOTO: Reprodução/Portal Turismo, Cultura e Serviços)
Coleção Escritos de Vitória
A coleção Escritos de Vitória é publicada pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, desde 1993. Nesses 22 anos, e com 30 livros publicados, a coleção já tratou dos mais diferentes temas. Desde a Fafi até os parques da cidade, passando pelo Porto de Vitória, os bares, a imprensa, os movimentos sociais e os cinemas, a cidade é sempre o centro dessas páginas.

Importantes nomes da literatura local foram autores dos textos publicados. Renato Pacheco, Reinaldo Santos Neves, Marien Calixte, Luis Guilherme Santos Neves, Ana Laura Nahas, Anaximandro Amorim, Getúlio Marcos, Gabriel Bittencourt, Ester Abreu, Jô Drumond, Tony Marques, Jorge Elias, Cacau Monjardim, Sérgio Blank e Francisco Aurélio são alguns dos autores que deram aos livros o seu olhar especial sobre a Ilha de Vitória.

A publicação é um convênio da Semc, por meio da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, com a Academia Espírito-Santense de Letras.

Comentários

Mais lidas

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Criolo (SP), Marina Sena (MG) e Dudu MC confirmados no line-up do Festival MC