Pular para o conteúdo principal

Novo álbum de Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia” traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, Estrada, Vã, Poesia, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (7), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul Seixas (BA) enviada à sua ex-esposa, Kika Seixas.

Intitulada Querida Kika, a gravação emocionou a viúva de Raulzito e desponta como um dos destaques do terceiro álbum autoral do artista capixaba.

Sandrera é um cantor e compositor com mais de 25 anos de carreira. (FOTO: Vagna Ganen)
Estrada, Vã, Poesia reúne oito composições que representam a jornada de Sandrera na estrada dentro do folk rock, estilo que ele abraçou desde o início de sua carreira, há 25 anos, na cidade de Vila Velha.

Paralelamente o artista lança, no próximo dia 14 de fevereiro, o videoclipe da canção Pássaro Negro, que integra o seu álbum Quase Hippie. Com direção de Philippe Grillo, o vídeo traz referências ao escritor Edgar Allan Poe, ao pássaro Assum preto, imortalizado por Luiz Gonzaga, e à canção Blackbird dos Beatles.

Tanto o álbum Estrada, Vã, Poesia quanto o videoclipe de Pássaro Negro foram viabilizados por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do governo federal, através de editais de seleção de projetos do município de Vila Velha.


Influências
A canção Querida Kika foi lançada originalmente pelo cantor em 2018, no formato de single e videoclipe. Agora, ressurge remasterizada e com potencial para impulsionar o novo trabalho do artista, cujo timbre de voz é frequentemente associado ao de Raul Seixas.

O Maluco Beleza é uma de suas principais influências, juntamente com Bob Dylan, Belchior e Zé Geraldo. Quando teve acesso à carta de Raul Seixas para a esposa, Sandrera logo percebeu a possibilidade de musicá-la.

“A letra expressa a profunda saudade, o desejo de reconciliação e reflete sobre a solidão que o Raul sentia em função da distância da amada e da filha. É um desabafo cheio de nostalgia e arrependimento, buscando reconciliação”, afirma o músico.

Estrada, Vã, Poesia, no entanto, vai além da homenagem a Raul Seixas, na medida em que oferece ao público canções inéditas que entrelaçam temas como amor, saudade, desilusão e esperança. Algumas composições surgiram durante viagens do cantor para realizar shows no Estado.

Cada uma delas, segundo Sandrera, carrega uma poética pessoal e revela a sensibilidade, autenticidade e a vulnerabilidade do artista, mesclando romantismo e reflexão.

O novo álbum de Sandrera reúne oito composições. (FOTO: RC Filmes)
Landau e o “agrocore”
É o caso de Rock in Roll Mainha, que conta com a participação especial do músico mineiro Landau, irmão do vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino. Landau é considerado um expoente do movimento agrocore, que mistura o rock’n’roll com a música sertaneja.

“A faixa Rock in Roll Mainha nasceu de uma inspiração espontânea para homenagear o rock’n’roll, com uma pitada de humor, brasilidade e uma abordagem descontraída, contando com feat. do artista Landau”, descreve Sandrera.

Retratos poéticos
Canções, para um compositor, são como filhos, e é difícil fazê-lo selecionar aquelas que considera mais relevantes dentro de um trabalho que ora se apresenta para a fruição do público.

Mesmo assim, Sandrera faz questão de elencar três faixas que chamam especialmente a sua atenção no novo álbum: Esmola, que retrata a luta do artista em um mundo que não valoriza a sensibilidade; a poética Nossa Festa, que reflete sobre a passagem do tempo, os erros e acertos; e Feito Criança, que pode ser entendida como uma celebração da busca pela simplicidade e alegria da infância.

Todo esse lirismo ganha vida através de arranjos adornados por instrumentos como steel guitar, violino, gaita, flauta e pelo peso da guitarra, como pressupõe a estética da sonoridade folk rock.

“De certa forma, este álbum se constitui como um retrato poético da minha caminhada, revelando a minha essência, que é a de sempre valorizar os sonhos e o amor em meio às incertezas”, conclui Sandrera.

Sandrera tem Raul Seixas como uma de suas principais influências. (FOTO: RC Filmes)
Ficha técnica
Álbum: Estrada, Vã, Poesia
Data de lançamento: 7 de fevereiro
Compositor: Sandrera
Vocal: Sandrera
Backing vocal: Amélia Barretto, Claudine Abreu, Duda Negreli e Larissa Pacheco
Gaita: Waldo Dalvi
Teclado e órgão: Dori Santana, Pedro Ferna e Ton Sall
Violino: Wesley Higino
Flauta e sax: Lino Ramos
Guitarra: Ded Bonfim
Steel guitar, guitarra e violão: Ricardo Mendes Cachalote
Contrabaixo: Marcio Xavier e Luiz Galego
Bateria: Gustavo Araújo e Heverton Macapá
Produção executiva e capa: Vagna Ganen

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste