O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, Estrada, Vã, Poesia, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (7), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul Seixas (BA) enviada à sua ex-esposa, Kika Seixas.
Intitulada Querida Kika, a gravação emocionou a viúva de Raulzito e desponta como um dos destaques do terceiro álbum autoral do artista capixaba.
Sandrera é um cantor e compositor com mais de 25 anos de carreira. (FOTO: Vagna Ganen) |
Paralelamente o artista lança, no próximo dia 14 de fevereiro, o videoclipe da canção Pássaro Negro, que integra o seu álbum Quase Hippie. Com direção de Philippe Grillo, o vídeo traz referências ao escritor Edgar Allan Poe, ao pássaro Assum preto, imortalizado por Luiz Gonzaga, e à canção Blackbird dos Beatles.
Tanto o álbum Estrada, Vã, Poesia quanto o videoclipe de Pássaro Negro foram viabilizados por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do governo federal, através de editais de seleção de projetos do município de Vila Velha.
Leia mais
Influências
A canção Querida Kika foi lançada originalmente pelo cantor em 2018, no formato de single e videoclipe. Agora, ressurge remasterizada e com potencial para impulsionar o novo trabalho do artista, cujo timbre de voz é frequentemente associado ao de Raul Seixas.
O Maluco Beleza é uma de suas principais influências, juntamente com Bob Dylan, Belchior e Zé Geraldo. Quando teve acesso à carta de Raul Seixas para a esposa, Sandrera logo percebeu a possibilidade de musicá-la.
“A letra expressa a profunda saudade, o desejo de reconciliação e reflete sobre a solidão que o Raul sentia em função da distância da amada e da filha. É um desabafo cheio de nostalgia e arrependimento, buscando reconciliação”, afirma o músico.
Estrada, Vã, Poesia, no entanto, vai além da homenagem a Raul Seixas, na medida em que oferece ao público canções inéditas que entrelaçam temas como amor, saudade, desilusão e esperança. Algumas composições surgiram durante viagens do cantor para realizar shows no Estado.
Cada uma delas, segundo Sandrera, carrega uma poética pessoal e revela a sensibilidade, autenticidade e a vulnerabilidade do artista, mesclando romantismo e reflexão.
É o caso de Rock in Roll Mainha, que conta com a participação especial do músico mineiro Landau, irmão do vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino. Landau é considerado um expoente do movimento agrocore, que mistura o rock’n’roll com a música sertaneja.
“A faixa Rock in Roll Mainha nasceu de uma inspiração espontânea para homenagear o rock’n’roll, com uma pitada de humor, brasilidade e uma abordagem descontraída, contando com feat. do artista Landau”, descreve Sandrera.
Retratos poéticos
Canções, para um compositor, são como filhos, e é difícil fazê-lo selecionar aquelas que considera mais relevantes dentro de um trabalho que ora se apresenta para a fruição do público.
Mesmo assim, Sandrera faz questão de elencar três faixas que chamam especialmente a sua atenção no novo álbum: Esmola, que retrata a luta do artista em um mundo que não valoriza a sensibilidade; a poética Nossa Festa, que reflete sobre a passagem do tempo, os erros e acertos; e Feito Criança, que pode ser entendida como uma celebração da busca pela simplicidade e alegria da infância.
Todo esse lirismo ganha vida através de arranjos adornados por instrumentos como steel guitar, violino, gaita, flauta e pelo peso da guitarra, como pressupõe a estética da sonoridade folk rock.
“De certa forma, este álbum se constitui como um retrato poético da minha caminhada, revelando a minha essência, que é a de sempre valorizar os sonhos e o amor em meio às incertezas”, conclui Sandrera.
Álbum: Estrada, Vã, Poesia
Data de lançamento: 7 de fevereiro
Compositor: Sandrera
Vocal: Sandrera
Backing vocal: Amélia Barretto, Claudine Abreu, Duda Negreli e Larissa Pacheco
Gaita: Waldo Dalvi
Teclado e órgão: Dori Santana, Pedro Ferna e Ton Sall
Violino: Wesley Higino
Flauta e sax: Lino Ramos
Guitarra: Ded Bonfim
Steel guitar, guitarra e violão: Ricardo Mendes Cachalote
Contrabaixo: Marcio Xavier e Luiz Galego
Bateria: Gustavo Araújo e Heverton Macapá
Produção executiva e capa: Vagna Ganen
Comentários
Postar um comentário