Pular para o conteúdo principal

Novo videoclipe de Sandrera simboliza a jornada poética do artista

Uma representação poética da jornada do artista em busca da sua própria voz e identidade: assim o cantor e compositor Sandrera define a canção Pássaro Negro, cujo videoclipe será lançado pelo artista capixaba nesta sexta-feira (14), às 20 horas, em seu canal no YouTube.

Gravação do videoclipe Pássaro Negro do músico Sandrera. (FOTO: Divulgação)
Com direção de Philipe Grillo, o vídeo foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do governo federal, através do Edital de Seleção de Projetos 002/2023, da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Um dos destaques do segundo álbum do músico, Quase Hippie, a canção Pássaro Negro é uma ode à dor do Assum Preto, ave comum no Nordeste brasileiro, imortalizada na canção homônima de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Sensibilizado pela crueldade praticada contra o Assum Preto – que tinha seus olhos furados por passarinheiros pensando que assim ele cantaria por mais tempo na gaiola –, Sandrera uniu o drama da caatinga nordestina com as referências ao escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849) e à canção Blackbird, dos Beatles, para construir uma paisagem lírica e sonora ambientada na estética do folk rock.

“Essa música surgiu com um devaneio rodopiando em minha cabeça em forma de encontros, onde se mistura em uma ciranda: Allan Poe, corvo, Luiz Gonzaga, assum preto, Beatles, laudo, luto, comprimido… tudo flutuando em minha mente.  Assim compus Pássaro Negro”, revela o artista.

Personagens
Ele conta que o videoclipe é rico em simbolismo, transmitindo a mensagem de superação e transformação presente na canção.

O clipe tem três personagens principais: o próprio cantor, a atriz Daiana Scaramussa, que representa a “Santa Utopia”, padroeira dos artistas independentes; e a intérprete de Libras, Sunshine Zanoni, que contracena com o músico e interage com ele durante toda a narrativa.

Sandrera aponta o protagonismo da intérprete de Libras como um dos pontos altos da produção. “O clipe inova na apresentação de Libras, com a intérprete integrando o enredo como uma personagem que compõe o roteiro e não na parte inferior da tela”, observa.

Roteiro
O roteiro é dividido em duas partes. Na primeira, utiliza-se uma metáfora para expressar a sensação de angústia enfrentada pelo artista, que, atormentado por dilemas emocionais e psicológicos, se vê incapaz de voar. Já a segunda parte, gravada em locação externa, simboliza a liberdade.

“A transição entre essas partes é marcada pelo momento em que o pássaro negro se liberta, indo em direção à liberdade, transmitindo a mensagem de superação e transformação, como alguém que se liberta da prisão mental e começa a correr em direção de seus sonhos”, define Sandrera.

Todo esse lirismo ganha vida através da direção de fotografia de Philipe Grillo e da direção artística de Cleverson Guerrera, que traduzem em imagens a proposta de Sandrera de unir a aridez nordestina com a estética noir de Edgar Allan Poe.

Adornado por instrumentos como steel guitar, violino, gaita, flauta e pela guitarra do folk rock, o Pássaro Negro de Sandrera tem tudo para voar.

“De certa forma, este lançamento se constitui como um retrato poético da minha caminhada, revelando a minha essência, que é a de sempre valorizar os sonhos e o amor em meio às incertezas”, conclui.
 
“Pássaro Negro”, novo videoclipe de Sandrera
Lançamento nas redes: 14 de fevereiro (sexta-feira)
Onde assistir: a partir das 20h, no canal de Sandrera no YouTube
Projeto viabilizado através do Edital de Seleção de Projetos 002/2023, do município de Vila Velha, com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Paulo Gustavo.
 
Ficha técnica
Artista: Sandrera
Atriz: Daiana Scaramussa
Intérprete de Libras: Sunshine Zanoni
Roteiro: Sandrera e Philipe Grillo
Direção de cena, direção de fotografia, cinegrafia, montagem e finalização: Philipe Grillo
Direção Artística, maquiagem e figurino: Cleverson Guerrera
Produção Executiva: Vagna Ganen

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória