Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Vitória: Novo Império revive a boemia capixaba em desfile nostálgico

A escola de samba Novo Império entrou na avenida do Sambão do Povo com um desfile que emocionou o público ao reviver a boemia capixaba dos anos 1930 a 1950. Foram 20 anos marcantes, numa época remota e que deixou saudade.

Com o enredo "As voltas que a Vida Dá", a agremiação azul e rosa fez uma viagem no tempo para celebrar os anos dourados de Vitória, ainda singela, mas que já mostrava o quanto tinha de significados. A apresentação foi um resgate da história e de memórias que marcaram a capital capixaba.

Desfile da Novo Império no Sambão do Povo. (FOTO: Marcos Salles/Prefeitura de Vitória)
Quinta escola a se apresentar no Grupo Especial, a Novo Império trouxe para a avenida um espetáculo repleto de nostalgia e homenagens à vida boêmia da época. Com 21 alas, três carros alegóricos e quatro tripés, a escola apresentou um desfile que misturou elegância, história e muita emoção e imaginação.

Efervescência
O desfile começou com uma referência à icônica Curva do Saldanha, localizada no entorno do antigo Cassino Trianon, um ponto emblemático da boemia capixaba. A escola trouxe à tona histórias pouco conhecidas da época, como a efervescência cultural e social que marcou Vitória entre as décadas de 1930 e 1950.

O objetivo da azul, rosa e branco foi resgatar a memória capixaba, reviver o passado para entender como se dariam as transformações pelas quais passou a cidade nas décadas seguintes, que foram de profundas mudanças.

A Novo Império também explorou a dualidade da sociedade da época, mostrando a vida noturna e marginalizada da Volta de Caratoíra, onde as meretrizes, frequentadas pela alta sociedade, viviam à margem da luz do dia. Esse contraste entre o glamour e a realidade marginal foi representado com sensibilidade e riqueza de detalhes, destacando a complexidade da história capixaba.

Novo Império desfilou na madrugada deste domingo (23). (FOTO: Marcos Salles/Prefeitura de Vitória)
Encanto
A agremiação ainda celebrou a Belle Époque capixaba, trazendo para a avenida o ar bucólico e a modernidade que marcavam Vitória naquele período. A influência da arte nova e do estilo francês foi retratada nas alegorias e fantasias, que encantaram o público com sua beleza e capricho.

Com um desfile contagiante e cheio de energia, a Novo Império mostrou estar forte e o desejo de vencer, como reconhecimento da dedicação de sua comunidade. A apresentação da Novo Império foi um verdadeiro presente para os amantes da história e da cultura capixaba.

E o final não podia ser diferente. Muitas palmas dos últimos componentes que mostraram gratidão e alegria em fazer parte da conquista de mais um desfile de sucesso.

Confira outros registros da Novo Império:



Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória