Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Vitória: MUG homenageia São Jorge na disputa pelo tricampeonato

A Mocidade Unida da Glória (MUG) foi a quarta escola a desfilar na passarela do Sambão do Povo e levou para a avenida o enredo "O Guerreiro da Capa Encarnada - Jorge do Povo Brasileiro", marcado pela fé e devoção.

Com seu manto vermelho e branco, a agremiação entrou na disputa pelo tão sonhado tricampeonato, apresentando ao público uma homenagem a São Jorge, o Santo Guerreiro, padroeiro e protetor do povo brasileiro.

Um dos carros alegórico da MUG durante o desfile. (FOTO: Marcos Salles/Prefeitura de Vitória)
Com bailados sincronizados, a comissão de frente, representada por guerreiros celestiais trajados nas cores vermelho, azul e branco, anunciou ao público o início das homenagens a São Jorge.

Na coreografia, a fusão de crenças, caracterizando a devoção a São Jorge, das igrejas aos terreiros espalhados pelo Brasil.

Debruçada sobre a devoção a São Jorge, a Mocidade fez seu samba a partir do olhar de quem tem fé. O Santo é venerado entre vários religiosos, e esse reverenciamento foi apresentado através de um grande cortejo pela avenida. 

O diretor administrativo da escola, Patrick Rocha, falou sobre a escolha: "São Jorge é o enredo da MUG para o Carnaval 2025. Das velas, das imagens, fitas, guias e medalhas. Tão plural quanto o povo que o venera, seja no altar ou no gongá. É tão grande quanto a fé de um país mestiço e supersticioso, repleto de dragões a serem vencidos dia após dia. Olhai por nós!"

Desfile da MUG no Sambão do Povo. (FOTO: Marcos Salles/Prefeitura de Vitória)
Alegorias
A vermelho e branco levou para avenida três carros alegóricos, o primeiro representava o altar para São Jorge, adornado por castiçais, velas, anjos e elementos cristãos, o altar é onde o fiel se dobra e deposita orações, pedidos e graças alcançadas.

O segundo carro remeteu à celebração ao orixá no Brasil, destacando a riqueza presença do santo na  cultura afro-brasileira. Cercado por jardins de espadas-de-São-Jorge e mariwôs, que espantam energias negativas e espíritos perturbadores, o carro trouxe lanças e ferramentas de batalha. 

O santo guerreiro foi destaque da última alegoria, representando o grande cortejo em homenagem a São Jorge que acontecem em várias ruas do país.

As alegorias complementaram o grande desfile apresentado pela agremiação, que passou pela avenida com 20 alas e 2 tripés.

Bateria e samba-enredo
Entre bossas e desenhos, a bateria Pura Ousadia, composta por 170 ritmistas e 13 diretores, deram um show de sincronismo e afinação. Já os ritmistas foram responsáveis por ecoar na avenida o refrão do samba enredo de 2025:
"Meu manto é carregado de fé 
Amém, axé, meu cavaleiro!
Ao seu lado, eu sei, ninguém pode!
Sou eu mais um filho de Jorge
(A Mocidade é filha de Jorge)"

Confira outros registros da MUG:

Comentários

Mais lidas

Cena Capixaba #123: Homenagem a Preta Gil no Festival de Cinema de Vitória

Festival Ilha do Rock com oito shows gratuitos até domingo em Vitória

Livro em celebração aos 10 anos da série “Irmão do Jorel” será lançado em Vitória