O fotógrafo documental e fotojornalista Sebastião Salgado celebrou a vitória da escola de samba Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória.
Sebastião Salgado gravou vídeo celebrando vitória da Boa Vista. (FOTO: Reprodução/MST) |
Nesta quarta-feira (26), a escola foi campeã do grupo especial do Carnaval de Vitória com o samba-enredo “Os Olhos do Mundo - Assombros de Sebastião Salgado”.
Em uma das 19 alas, intitulada "Terra", foi enfatizada a conexão entre Sebastião Salgado e o Movimento Sem Terra.
A ala, composta por 40 militantes capixabas, representou a luta pela Reforma Agrária, inspirada na exposição "Terra", cujas imagens foram doadas pelo fotógrafo para a construção da Escola Nacional Florestan Fernandes.
A Águia entrou no sambódromo com três carros, dois tripés, 19 alas e 1.800 componentes, e, mais uma vez, exaltou as terras capixabas.
A história contada na avenida teve como fio condutor os detalhes e as histórias do Estado fotografado por Sebastião Salgado, uma figura icônica no mundo da fotografia, com experiências em mais de 120 países onde esteve para realizar seus projetos fotográficos.
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 8 de fevereiro de 1944, o fotógrafo veio para o Espírito Santo ainda novo e viveu parte de sua juventude em Vitória.
![]() |
Ala com representantes do MST no desfile no Sambão do Povo. (FOTO: Reprodução/X/@joaopaulomst) |
Sediada em Cariacica, a Independente de Boa Vista fez jus a seu planejamento e homenageou a herança cultural de uma maneira especial. A comissão de frente, nomeada "Janelas da Alma", atravessou o sambódromo com lanternas, simbolizando os flashs das câmeras.
O samba-enredo fez alusão às vivências de Salgado, que com sua abordagem única em preto e branco, capturou em seus trabalhos a essência da condição humana, evidenciando a dignidade inerente a todas as pessoas.
"Sou o ouro do garimpo, dos nativos arco e flecha. Sou a África retinta, o grito da floresta! Iluminada é minha trajetória. Consagrada por cada memória. Na terra mantenho as raízes que tem cicatrizes e insiste em brotar!", parte do samba-enredo que fez o público se emocionar.
Comentários
Postar um comentário