Pular para o conteúdo principal

Sandrera apresenta canções e poemas em show de “palavra cantada” em Anchieta, Vitória e Piúma

Expoente da cena folk rock nacional, o cantor e compositor capixaba Sandrera sempre utilizou a palavra como motor para sua criação artística, seguindo os passos de suas principais referências, como Bob Dylan, Joan Baez, Neil Young, Belchior, Raul Seixas e Zé Geraldo.

O cantor e compositor Sandrera apresenta o show “Poemas Engarrafados”. (FOTO: Ângelo Ventorim)
Em seu novo show, “Poemas Engarrafados”, o músico celebra esse encontro em forma de “palavra cantada”, como ele gosta de definir o espetáculo que será apresentado nesta quinta-feira (18), no auditório do CEU das Artes, em Anchieta, e na sexta-feira (19), na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória.

O show “Poemas Engarrafados” foi selecionado pelo Edital nº. 13/2022 - Difusão Musical - da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – FunCultura.

No dia 24 de maio, o músico fará nova apresentação na Flipiu 2024 – Feira Literária de Piúma, com apoio da Prefeitura Municipal de Piúma.

Sandrera conta que a ideia do projeto surgiu em 2020, durante o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Impossibilitado de fazer shows, o artista passou a engarrafar seus poemas para comercializá-los junto ao público.

“A iniciativa deu certo e, diante da aceitação das pessoas, logo surgiu a ideia de levar o projeto aos palcos assim que se retomassem os eventos presenciais”, comenta o músico.

Em 2021, o espetáculo “Poemas Engarrafados” foi apresentado pela primeira vez no Palácio da Cultura Sônia Cabral, por meio da Lei Emergencial Aldir Blanc.

Agora, o show volta repaginado com novo repertório e a participação de Sandrera com um quarteto formado por Ricardo Mendes Cachalote (steel guitar, banjo e bandolim), Claudine Abreu (voz, rabeca, violino e viola clássica), Fellipe Veglione (harpa) e Ded Bonfim (voz, violão de 12 e 6 cordas).

O repertório reunirá canções do primeiro álbum de Sandrera, “Prateleira” (2018), como “Tá Freud, Baia”, “Ofício” e “Coração afoito”, além de faixas do recém-lançado álbum “Quase Hippie”: “Baby”, “Até os Beatles se separaram”, “Cabelo ao vento”, “Lugar ao Som” (com participação de Zé Geraldo) e “Vende-se um Coração, Emplacado, Seminovo, Único Dono” (com participação de Maurício Baia), entre outras.

Sandrera apresentará canções de diferentes períodos de sua carreira. (FOTO: Ângelo Ventorim)
Sarau musical
“Este show leva o público a um clima de sarau musical. As canções trazem, em sua essência, a valorização da letra e da poesia, e deixam nos versos o convite para o público se juntar ao coro”, adianta Sandrera.

O artista cita pelo menos dois trechos do espetáculo em que o encontro entre poesia e canção se reveste de aspectos lúdicos e interativos.

“Um desses momentos ocorre quando, em pleno show, um poema é desengarrafado e declamado pela violinista, durante a execução da canção ‘Feito Criança’. Em outro momento do show, convido alguém da plateia para subir a o palco, desengarrafar um poema e declamá-lo junto a um fundo musical criado pelos músicos”, revela.

“Poemas Engarrafados” não é uma incursão isolada de Sandrera na literatura. Em 2023, o músico publicou o livro “Amorança”, romance infantojuvenil que representou um embrião do conteúdo apresentado por ele no show.

O espetáculo vem a se somar a uma série de lançamentos do artista nos últimos 30 dias, que incluem o videoclipe “Lugar ao Som”, com participação de Zé Geraldo (MG), e a disponibilização do álbum “Quase Hippie” nas plataformas digitais.

Musicalmente, o público pode esperar pela reconhecida estética folk rock do artista, com sonoridade baseada na junção de steel guitar, harpa, banjo, violino, rabeca, bandolim e violões de 6 e 12 cordas. “São experimentos que proporcionam uma textura de palavra cantada, o que permite uma interatividade maior com o público”, define.

O cantor acaba de lançar o álbum Quase Hippie. (FOTO: Ângelo Ventorim)
Serviço
Show “Poemas Engarrafados”, com Sandrera e Banda
Data e horário: 18/abr (quinta-feira), às 19h30
Local: Auditório CEU das Artes - Rodovia do Sol, Guanabara, Anchieta
Entrada: Gratuita

Data e horário: 19/abr (sexta-feira), às 20h
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Data e horário: 24/mai (sexta-feira), às 20h
Local: Feira Literária de Piúma (Flipiu), no Ifes Piúma - Rua Augusto da Costa Oliveira, 660, Piúma
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória

Antes de morrer, Chico Lessa cantou em vídeo gravado por filho em hospital de Vitória

Morre Chico Lessa, um dos grandes nomes da MPB e da música capixaba, aos 75 anos