Pular para o conteúdo principal

Projeto Badu apresenta a diversidade da dança brasileira no espetáculo “Travessias”

Apresentar as diversidades culturais presentes nos eixos da dança no território brasileiro: este é o conceito do espetáculo Travessias, que será apresentado pelo Projeto Badu – Grupo de Dança no próximo domingo (23), às 19 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.

O espetáculo terá a participação de 41 adolescentes de 12 a 17 anos que fazem parte do projeto desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra, em parceria com o Fundo Municipal da Infância e Adolescência da Serra. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no dia do evento, a partir das 18 horas, na bilheteria do teatro.

Integrantes do grupo de dança em uma das apresentações. (FOTO: Mariana Garcia)
De acordo com a coreógrafa Rapha Mel, diretora do espetáculo, a ideia da montagem surgiu a partir da percepção da diversidade cultural dos educandos do Projeto Badu – Grupo de Dança.

Desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra desde 2021, o projeto nasceu com o objetivo de estimular o protagonismo dos participantes por meio da manifestação artística e da expressão corporal.

“Por meio desse olhar pude perceber como em um mesmo território existem culturas tão diversas e como elas se misturam e se completam sem perder as origens”, comenta a educadora.

E completa: “Foi então que surgiu o conceito: Travessias. O ato de perpassar, atravessar e levar um pouco de cada cultura e contribuir assim para a diversidade do território brasileiro”.

Entre os números de dança selecionados para a montagem estão performances de samba de roda, dança afro-contemporânea, balé clássico, funk, dança urbana e jazz, entre outras. Por sua vez, o repertório foi pensado de forma a valorizar o território brasileiro e também artistas capixabas.

“A trilha sonora tem grandes referências da música afro, como a Orquestra Rumpilezz, de Letieres Leite, composta por percussão e sopro, e a Orquestra Afrosinfônica, do mestre Ubiratan Marques, formada por instrumentos de percussão”, adianta Rapha.

Completam o repertório obras de compositores capixabas como os cantores Duarte, Silva, e uma regravação do Ticumbi feita pelo Projeto Vale Música Espírito Santo, além de gravações de Emicida (SP) e Luedji Luna (BA), entre outras obras musicais representativas do território afro.

O Projeto Badu - Grupo de Dança tem como público-alvo adolescentes de 12 a 17 anos da Serra. (FOTO: Fábio Prieto)
Público-alvo
O público-alvo do Projeto Badu – Grupo de Dança é formado por adolescentes de 12 a 17 anos que moram no município de Serra e têm interesse em assimilar conhecimentos teóricos e práticos de dança.

Em novembro do ano passado, o grupo fez uma participação no evento de lançamento do CD do professor de Percussão do Vale Música Espírito Santo, Léo de Paula, Grão: Território Percussivo, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane).

Em março de 2022, o Badu realizou uma apresentação especial no Sítio Histórico de São José do Queimado, na Serra, destacando o aspecto histórico e simbólico do local. Atualmente o projeto conta com 84 participantes, divididos em turmas de manhã e à tarde, com atividades realizadas três vezes por semana, nas instalações da Estação Conhecimento Serra.

A diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, observa que o Projeto Badu é fruto de uma demanda dos adolescentes nas discussões sobre diversidade e gênero.

“Entre essas demandas destacam-se principalmente o debate sobre racismo e as questões relacionadas à expressão e relações com o corpo. Por isso a escolha do nome, que tem muito significado neste contexto”, pontua Ana, lembrando que Badu, no vocabulário africano, significa “criança que continua evoluindo, visando preservar a criança interior, trazendo em seu significado alguém forte e poderoso”.


Serviço
Apresentação do espetáculo “Travessias”, do Projeto Badu - Grupo de Dança
Data e horário: 23/out (domingo), às 19h 
Local: Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h)

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena