Pular para o conteúdo principal

Marien Calixte Jazz Music Festival: conheça mais as atrações da 3ª edição

A programação da terceira edição do Marien Calixte Jazz Music Festival foi divulgada. Hamilton de Holanda quarteto (RJ), Nômade Orquestra (SP), Joabe Reis sexteto, Quarteto Zuri, Wanderson Lopez Ensemble, Alexandre Borges Quinteto, Pedro de Alcântara convidando Bebê Kramer (RS), Pablo Vares (Uruguai) e a já tradicional Malê Dixieland nos intervalos.

O evento dessa vez será no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. Os shows serão nos dias 19 e 20 de novembro, a partir das 16 horas e os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados no site da Sympla, a partir de 1º de novembro, às 9 horas.

O capixaba Pedro de Alcântara se apresenta com o gaúcho Bebê Kramer. (FOTO: Divulgação)
Conheça mais sobre as atrações do festival
Hamilton de Holanda, acompanhado de grandes músicos, traz para o Marien Calixte Jazz Music Festival o show Harmonize. Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico, que contagia plateias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios. Hamilton de Holanda começou sua carreira profissional aos seis anos de idade, como um prodígio do bandolim, hoje, como compositor, improvisador, líder de banda, a música deste educador transcende os gêneros.

Harmonize é o trabalho que nasceu da busca de um acorde por dia pela harmonia da vida e é formado por uma seleção canarinho de músicos: Hamilton de Holanda (Bandolim 10 cordas), Daniel Santiago (violão), Thiago do Espirito Santo (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). Juntos, eles formam o Hamilton de Holanda Quarteto.

O projeto expõe a inconfundível assinatura do artista, refletida em sua maneira de traduzir ideias musicais e impressões sobre a vida com "o coração na ponta dos dedos".

"Na música a gente sempre procura o acorde que harmonize perfeitamente com a melodia. O nome partiu daí, da composição de uma música que desenvolvi durante 31 dias. Fiz um acorde por dia, que significava a harmonia daquele momento, do que precisava ser feito. Inicialmente, era um estudo, depois acabou virando uma música, que deu nome ao disco", explica Hamilton.

Hamilton de Holanda concorre esse ano em duas categorias no Grammy Latino: Melhor álbum de jazz latino por “Chabem” e Melhor álbum instrumental por “Maxixe Samba Groove”.

Hamilton de Holanda encerra os shows do festival e comanda a Masterclass. (FOTO: Divulgação)
O Quarteto Zuri é formado por quatro mulheres pretas de diferentes regiões do país, compartilhando vivências e dividindo a mesma jornada nas cordas clássicas. Jacqueline Lima e Emily Cristina nos violinos, Dayse Sales na viola e Jéssica Vianna no violoncelo. Elas interpretam grandes obras, do âmbito erudito ao popular, objetivando elevar a potência das mulheres e resgatar o orgulho das pretas através da música.

O violonista uruguaio Pablo Vares apresenta as músicas do seu primeiro álbum solo, Inexorable em um show instrumental de música flamenca contemporânea. São abarcados catorze anos de composições que exploram a complexidade da interação entre diferentes culturas, que dá vida a novas sonoridades. Esta mistura, paradoxalmente, em lugar de se afastar da identidade do flamenco, se mantém fiel à sua origem, já que ele mesmo nasce fruto da junção entre as diferentes culturas que se encontraram no sul da Espanha.

Nômade Orquestra está em crescente visibilidade no atual cenário da música instrumental brasileira, e traz consigo uma característica singular e de vanguarda, um ponto de encontro onde diferentes vertentes e expressões musicais interagem de forma única, desenvolvendo um trabalho autoral de música instrumental com influências do funk 70, jazz, dub, rock, afro beat, ethio grooves e outras expressões musicais.

Formada em 2012, sua identidade musical pode se dar ao resultado da miscigenação cultural que existe no Brasil, sobretudo o ABC Paulista, polo industrial situado na cidade de São Paulo, de onde originou-se a orquestra.

Alexandre Borges se apresenta no formato quinteto. Com shows realizados dentro e fora do país, Alexandre Borges é oriundo de uma família de músicos e tem como influência os grooves e as harmonias do smoth jazz e jazz fusion e da música brasileira.

Acompanhado dos músicos Eliel Moura no baixo, Alexandre Matos nos teclados, Sérgio Rouver no saxofone e Mazinho Lima nas baterias e percussão, Alexandre Borges compõe o seu exímio quinteto. Com um show dinâmico, técnico e dotado de muitos improvisos, o quinteto expressa a virtuosidade de cada músico e representa, com muita qualidade, o cenário da música instrumental moderna.

Wanderson Lopez Ensemble traz em suas apresentações elementos que unem a tradição e contemporaneidade, em uma combinação singular de timbres, direcionamento camerístico e movimentos musicais que se tangenciam: Impressionismo, modern jazz e música brasileira.

Wanderson é guitarrista e assina as composições autorais e arranjos do grupo, que é composto por Ariana Mendonça no fagote, Bruno Santos no trompete, Cesar Moraes no clarinete e clarone, Daniel Freire no sax barítono e clarone, Gabriela Dep nas flautas, Gabriel Novaes no vibrafone e percussão, Roger Bezerra nos piano e synths, Filipe Dias no baixo e Renato Rocha na bateria.

No repertório, a presença marcante das composições de dois maestros brasileiros - Tom Jobim (Passarim, Garoto, Amparo) e Letieres Leite (Honra ao Rei, Patinete Rami Rami), além de composições inéditas e autorais de Wanderson, Estrela, Pedra viva e Flor Atlântica, uma homenagem a Jobim, nosso maestro "soberano", que cantava a natureza.

Pedro de Alcântara convida o excepcional acordeonista Bebê Kramer, considerado um dos maiores expoentes do acordeon no mundo, tendo sido premiado no Brasil e no exterior. É reconhecido pelo virtuosismo e emoção que imprime a seu instrumento. O repertório apresenta músicas autorais de Pedro de Alcântara, trazendo o melhor da música instrumental brasileira com muita improvisação e brasilidade.

Joabe Reis é trombonista, compositor e sócio produtor na Batuki Records. Além de já ter acompanhado alguns dos mais importantes nomes da música brasileira, Joabe fez colaborações com seu projeto autoral com Toninho Horta, Nelson Ayres e Elliot Mason. 

Joabe apresentará músicas autorais de seu primeiro álbum Crew in Church, as faixas lançadas com Paula Lima e Síntese, além das inéditas do novo álbum intitulado 028, que fará uma homenagem a sua cidade, Cachoeiro de Itapemirim.

A Malê Dixieland é a banda tradicional do Marien Calixte Jazz Music Festival, desde a primeira edição. É um grupo de sopros, percussão e harmonia, criado pelo maestro Eduardo Lucas, a pedido da Direção do Festival.

O grupo aposta na versatilidade da música instrumental e propõe ao público vivências que combinam elementos histórico-musicais e ritmos, com o intuito de ofertar uma experiência estética com estímulos sensórios.

Combinados entre si, esses elementos constituem uma plataforma à serviço da circulação dos conhecimentos rítmicos que circundam a música popular. O grupo é formado por jovens músicos de diversos grupos do Estado, principalmente oriundos de projetos sociais.

 
Programação:
- 19/nov (sábado)
17h – Pablo Vares (Uruguai)
18h – Alexandre Borges Quinteto
19h30 – Pedro de Alcântara convida Bebê Kramer (RS)
20h30 – Nômade Orquestra (SP)
Malê Dixieland nos intervalos

- 20/nov (domingo)
17h – Quarteto Zuri
18h – Wanderson Lopez - Ensemble
19h30 – Joabe Reis
20h30 – Hamilton de Holanda (RJ)
Malê Dixieland nos intervalos

Serviço
Marien Calixte Jazz Music Festival – 3ª edição
Datas e horários: 19 e 20/nov (sábado e domingo), a partir das 16h
Local: Parque Cultural Casa do Governador - Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada: Gratuita (público limitado)
Retirada de ingressos: a partir de 1 de novembro, às 9h, no site Sympla

Masterclass Hábitos Criativos do Músico Improvisador
Data e horário: 21/nov (segunda-feira), das 14h às 16h
Local: Pousada Vilazinha - Rua 23 de Maio, 120, Prainha, Vila Velha
Inscrições gratuitas: a partir de 5 de novembro, às 9h, no site Sympla

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena