Pular para o conteúdo principal

Banda Sinfônica Vale Música apresenta concerto gratuito no Teatro Glória

O amor pela vida, a esperança e a fraternidade são temas presentes no novo concerto da Banda Sinfônica Vale Música, intitulado Luz Imortal. O espetáculo será realizado no sábado (15), às 19 horas, no Teatro Glória, em Vitória, com regência do maestro titular Eduardo Lucas e participação especial do maestro Eduardo Pereira (SP), expoente da nova geração de regentes brasileiros.

A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18 horas. O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Apresentação da Banda Sinfônica Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
A ideia do espetáculo Luz Imortal, segundo o maestro Eduardo Lucas, foi extraída da peça homônima do compositor Alexandre Travassos (SP), uma das obras selecionadas para o concerto.

“Esse título está vinculado ao poema Imortal Atitude, de Cruz e Sousa, que é lindíssimo e se relaciona com a possibilidade dessa chama que não se apaga, do amor pela vida, da transformação, do momento sombrio que atravessamos durante a pandemia, das perdas que tivemos. Mas o amor, a paixão, a fraternidade, o altruísmo são chamas que estão em nós e são luzes que nunca se apagam”, aponta.

Etapas
O concerto será dividido em três etapas. Na primeira, o maestro assistente Harilson Rodrigues vai conduzir a Banda Intermediária, formada por alunos em fase de preparação para integrar a Banda Sinfônica.

Na segunda parte, o maestro Eduardo Lucas vai reger a Banda Sinfônica Vale Música nas obras And grant me, Lord, to do, de Johann Sebastian Bach; Luz imortal, de Alexandre Travassos; e O meteorito de Bendegó, de Leonardo Gorosito.

Tanto Luz Imortal quanto O meteorito de Bendegó serão apresentadas ao público pela primeira vez, com a Banda Sinfônica Vale Música tendo a primazia de executar a estreia mundial dessas composições.

 Inspirada no fragmento de corpo celeste encontrado em 1784, na região de Monte Santo, no sertão da Bahia, O meteorito de Bendegó é um dos desafios impostos pelo repertório aos alunos da Banda Sinfônica Vale Música, de acordo com o maestro Eduardo Lucas.

“A música nos leva a sentir a descida desse meteoro na Terra e a influência da música baiana na obra. A última parte tem os ritmos tipicamente baianos e a percussão faz esse trabalho muito bem feito. É um repertório sinfônico, extremamente difícil, e apresenta muitos desafios técnicos para todos os naipes que atuam na Banda Sinfônica”, comenta.

O maestro Eduardo Lucas faz a regência da Banda Sinfônica Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
Maestro convidado
A terceira e última etapa do concerto contará com a participação especial do maestro Eduardo Pereira, que vai reger a Banda Sinfônica Vale Música em seis peças de diferentes compositores.

Considerado um dos regentes mais versáteis de sua geração, Eduardo Pereira é doutorando e mestre em Regência Orquestral pela UNICAMP, sob a orientação do maestro Eduardo Ostergren, e transita entre o repertório sinfônico, o teatro musical e os grandes espetáculos.

Apresentou-se com as mais importantes orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfôni ca de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Sopros Brasileira e a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Entre seus principais trabalhos, destaca-se a direção musical do maior Cine Concerto do mundo, a trilogia O Senhor dos Anéis, além da turnê In concert, de Guilherme Arantes, o tributo Queen Experience in Concert e o show de abertura do Rock in Rio 2022, no Palco Mundo, com a banda Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Atualmente é diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Sorocaba e diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

Para o maestro Eduardo Lucas, a participação de Eduardo Pereira representará uma experiência enriquecedora para os alunos da Banda Sinfônica Vale Música.

“O Eduardo Pereira é uma das promessas da nova geração de maestros brasileiros. Tem ampla atuação tanto na música de concerto de orquestra, e de concerto de banda, quanto nos musicais da Broadway que acontecem no Brasil”, descreve.


Serviço
Concerto "Luz Imortal", com a Banda Sinfônica Vale Música
Data e horário: 15/out (sábado), às 19h
Local: Teatro Glória/Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Ingressos: gratuitos (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h)
Em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o espetáculo irá disponibilizar tradução intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

 
Programa:
Banda Intermediária
Maestro assistente - Harilson Rodrigues
1 - O morning star! How fair and bright - Johann Sebastian Bach
2 - Aztec Sunrise - John Edmondson
3 - Cambridge Overture - Anne McGinty

Banda Sinfônica Vale Música
Maestro titular - Eduardo Lucas
1 - And grant me, Lord, to do - Johann Sebastian Bach
2 - Luz imortal - Alexandre Travassos
3 - O meteorito de Bendegó - Leonardo Gorosito

Maestro convidado - Eduardo Pereira
4 - Sparks - Brian Balmages
5 - Second suite in F for military band - Gustav Holst
6 - A Highland Rhapsody - Jan Van der Roost
7 - Variações sobre o “Sapo Cururu” - Renato Goulart
8 - Shain Park Celebration - Anne McGinty
9 - Of Castles and Legends - Thomas Doss

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil