Pular para o conteúdo principal

Morre Cacau Monjardim, autor da frase “moqueca é capixaba, o resto é peixada”, aos 93 anos

Morreu na tarde desta terça-feira (18), o escritor e jornalista José Carlos Monjardim Cavalcanti, aos 93 anos. O capixaba não resistiu a uma parada cardíaca e veio a óbito, em Vitória. O falecimento foi divulgado nas redes sociais por seus familiares.

Cacau Monjardim, como era mais conhecido, foi um nome forte do turismo e da cultura capixaba, se tornando embaixador da moqueca capixaba, após criar o slogan para o tradicional prato: "Moqueca é só capixaba, o resto é peixada".

Para se ter ideia, o Dia da Moqueca, no dia 30 de setembro, surgiu a partir do aniversário de Cacau.

Cacau Monjardim é embaixador da moqueca capixaba. (FOTO: Reprodução/Facebook)
Cacau deixa deixa a esposa, Dalila Andrade Cavalcanti, os dois filhos que teve com ela: Izabela Monjardim e José Carlos Monjardim Filho, e três netos. Ele sofreu uma parada cardíaca, chegou a ser socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu.

Segundo a família, o velório será no Cemitério Santo Antônio, em Vitória, a partir das 8h de quarta-feira (19). O sepultamento será ao meio dia. 

Foi secretário de Comunicação do Estado
Cacau nasceu no bairro Fradinhos, em Vitória, em 30 de setembro de 1929. Bacharel em Direito, administrador de empresas e jornalista, ele chegou a presidir a Empresa Capixaba de Turismo e a Empreendimentos Minas Gerais-Espírito Santo. 

Ele também foi secretário de Estado da Comunicação Social, subsecretário de Estado do Turismo, subchefe da Casa Civil, diretor do Banestes e secretário Municipal de Turismo e Comunicação Social da Prefeitura de Vitória.

Cacau ainda foi membro do Conselho Estadual de Turismo, do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho de Administração da Fundação Cultural do Espírito Santo. Ele também foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Artes e Letras de Cascais (Portugal).

Foi um dos primeiros colunistas sociais, tendo escrito colunas nos principais veículos de comunicação do Estado. É autor de oito livros.

Comentários

Mais lidas

Com atrações capixabas e de seis países, Santa Jazz está confirmado para junho

Linha do tempo da Chocolates Garoto

Morre atriz mirim capixaba do filme "Helena", com cenas gravadas em Vitória