Pular para o conteúdo principal

Personalidades e amigos lembram trajetória e homenageiam Cacau Monjardim

Após o anúncio da morte do escritor e jornalista José Carlos Monjardim Cavalcanti, aos 93 anos, na tarde desta terça-feira (18), diversos amigos e personalidades foram as redes sociais e lembraram de momentos com Cacau e fizeram homenagens ao capixaba.

Cacau Monjardim é considerado embaixador da moqueca capixaba. (FOTO: Reprodução/Facebook)
Em nota, a Academia Espírito-santense de Letras destacou trajetória do jornalista. Leia a integra.

"É com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras comunica o falecimento do acadêmico José Carlos Monjardim Cavalcanti, nosso ilustre e querido Cacau Monjardim, aos 93 anos, ocorrido nesta data. Cacau Monjardim era o terceiro ocupante da cadeira 37 da AEL, que tem como patrono Antônio Cláudio Soído. Ele celebrizou-se como um grande defensor e divulgador do turismo capixaba. É dele a frase 'moqueca é capixaba, o resto é peixada'".

O historiador Fernando Achiamé, que trabalhou com o jornalista no governo do Estado, homenageou Cacau. "Hoje o Brasil ficou mais pobre. Perdemos Cacau Monjardim, confrade da Academia Espírito-santense de Letras e defensor ferrenho da moqueca capixaba. 'O resto é peixada'. Vá em paz meu amigo".

O escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e subsecretário de Cultura de Vila Velha, Manoel Góes, relembrou uma foto ao lado do jornalista. "R.I.P 93 anos Cacau Monjardim. O maior dos capixabas se vai! Nosso embaixador da moqueca capixaba".

Manoel Góes ao lado de Cacau Monjardim. (FOTO: Reprodução/Instagram)
O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou pela morte do jornalista e disse que o Estado perdeu um ícone. "O ES perdeu hoje um ícone da comunicação e no turismo. Cacau Monjardim teve atuação de destaque na imprensa e foi um embaixador do nosso turismo, em especial, do nosso grande símbolo: a moqueca capixaba. Uma perda irreparável! Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos", publicou no Twitter.

O senador Fabiano Contarato destacou que Cacau sempre exaltou o amor pelo Estado. "Hoje perdemos um grande capixaba. Defensor do jornalismo, do turismo e da cultura do nosso Espírito Santo, Cacau Monjardim sempre exaltou o amor pela nossa terra. Descanse em paz, Cacau! Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos", escreveu no Twitter.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, também foi às redes e prestou solidariedade aos amigos e familiares. "Nossa moqueca perde seu grande defensor. Assim como o turismo, a cultura e o jornalismo. Cacau Monjardim nos deixou hoje e com ele um pedaço desse bairrismo e amor pelo Espírito Santo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho".

A Fundação Jônice Tristão, entidade filantrópica do Grupo Tristão, fundada pelo empresário e exportador de café Jônice Tristão (1930-2021), onde Cacau foi diretor, também emitiu nota de pesar lembrando que o dia de seu nascimento foi transformado, pela Prefeitura de Vitória, em Dia da Moqueca, em 2012.

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Eduardo Maia lança 2ª edição de “Memórias da Liberdade: 50 Anos do Guaraparistock” em Guarapari