Pular para o conteúdo principal

Personalidades e amigos lembram trajetória e homenageiam Cacau Monjardim

Após o anúncio da morte do escritor e jornalista José Carlos Monjardim Cavalcanti, aos 93 anos, na tarde desta terça-feira (18), diversos amigos e personalidades foram as redes sociais e lembraram de momentos com Cacau e fizeram homenagens ao capixaba.

Cacau Monjardim é considerado embaixador da moqueca capixaba. (FOTO: Reprodução/Facebook)
Em nota, a Academia Espírito-santense de Letras destacou trajetória do jornalista. Leia a integra.

"É com profundo pesar que a Academia Espírito-santense de Letras comunica o falecimento do acadêmico José Carlos Monjardim Cavalcanti, nosso ilustre e querido Cacau Monjardim, aos 93 anos, ocorrido nesta data. Cacau Monjardim era o terceiro ocupante da cadeira 37 da AEL, que tem como patrono Antônio Cláudio Soído. Ele celebrizou-se como um grande defensor e divulgador do turismo capixaba. É dele a frase 'moqueca é capixaba, o resto é peixada'".

O historiador Fernando Achiamé, que trabalhou com o jornalista no governo do Estado, homenageou Cacau. "Hoje o Brasil ficou mais pobre. Perdemos Cacau Monjardim, confrade da Academia Espírito-santense de Letras e defensor ferrenho da moqueca capixaba. 'O resto é peixada'. Vá em paz meu amigo".

O escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) e subsecretário de Cultura de Vila Velha, Manoel Góes, relembrou uma foto ao lado do jornalista. "R.I.P 93 anos Cacau Monjardim. O maior dos capixabas se vai! Nosso embaixador da moqueca capixaba".

Manoel Góes ao lado de Cacau Monjardim. (FOTO: Reprodução/Instagram)
O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou pela morte do jornalista e disse que o Estado perdeu um ícone. "O ES perdeu hoje um ícone da comunicação e no turismo. Cacau Monjardim teve atuação de destaque na imprensa e foi um embaixador do nosso turismo, em especial, do nosso grande símbolo: a moqueca capixaba. Uma perda irreparável! Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos", publicou no Twitter.

O senador Fabiano Contarato destacou que Cacau sempre exaltou o amor pelo Estado. "Hoje perdemos um grande capixaba. Defensor do jornalismo, do turismo e da cultura do nosso Espírito Santo, Cacau Monjardim sempre exaltou o amor pela nossa terra. Descanse em paz, Cacau! Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos", escreveu no Twitter.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, também foi às redes e prestou solidariedade aos amigos e familiares. "Nossa moqueca perde seu grande defensor. Assim como o turismo, a cultura e o jornalismo. Cacau Monjardim nos deixou hoje e com ele um pedaço desse bairrismo e amor pelo Espírito Santo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho".

A Fundação Jônice Tristão, entidade filantrópica do Grupo Tristão, fundada pelo empresário e exportador de café Jônice Tristão (1930-2021), onde Cacau foi diretor, também emitiu nota de pesar lembrando que o dia de seu nascimento foi transformado, pela Prefeitura de Vitória, em Dia da Moqueca, em 2012.

Comentários

Mais lidas

Fabiano da Serra, Mano Jô e MC Anderson resgatam o rap raiz em “Profetas Fakes”

Prêmio da Música Capixaba abre etapa de indicações e inscrições para quarta edição

BoomRap Fight: batalha de MC garante vaga no maior palco de cultura de rua do Sudeste