Pular para o conteúdo principal

Professora lança livro infantil na Casa da Memória, em Vila Velha

A professora Ione Duarte,  que atua na educação básica de Vila Velha e é Mestre em Educação formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lança, na Casa da Memória, o livro O Sumiço do Galo Vermelho, que conta as aventuras de Vitória, uma menina negra e protagonista do livro infantil.

A professora e escritora Ione Duarte. (FOTO: Divulgação/PMVV)
O evento acontece na próxima sexta-feira (5), às 19 horas, com pompa e circunstância que a escritora e a obra merecem. Pesquisadora da área da educação especial e das relações étnico raciais, Ione é autora dos livros O ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana: A importância da formação e a efetivação de um currículo (2020) e do infanto-juvenil A Boniteza de Ser Criança (2021).

Diante de tantos atos de violência e racismo contra as crianças, Ione Duarte decidiu escrever para fortalecer a luta e o enfrentamento ao racismo. 

Assim, cada aventura do livro possibilita às crianças o reconhecimento do seu valor, dentro da perspectiva da representatividade, a soltar a imaginação e criatividade. 

Em um período de muita aprendizagem que é a infância, ela considera imprescindível falar de temas tão relevantes de forma leve e com linguagem acessível.

A capa do livro de Ione Duarte: obra será lançada em Vila Velha. (FOTO: Divulgação)
Quem está ansioso para o lançamento é o subsecretário de Cultura de Vila Velha, Manoel Goes. Ele destacou a importância da literatura e puxou sardinha para o volume de obras que os canelas-verdes e quem atua na educação da cidade tem produzido.  

"Sempre comemoramos cada lançamento de livro, principalmente literatura infantil, que é um instrumento de grande importância na construção do conhecimento do jovem leitor, fazendo com que despertem para o mundo da leitura como atividade prazerosa, estando sempre a Casa da Memória aberta para os escritores canelas-verdes", comentou Goes.

O Sumiço do Galo Vermelho, além do texto que se passa em um passeio no sítio em Santa Maria de Jetibá, apresenta também músicas e um jogo de tabuleiro. Tais recursos também são um convite a uma interação com as imagens e texto da história. O livro está cheio de novidades, história linda, ilustração incrível, músicas, jogo e curiosidades! 

Serviço 
Lançamento do livro "O Sumiço do Galo Vermelho", de Ione Duarte
Data e horário: 5/ago (sexta-feira), às 19h
Local: Casa da Memória - Av. Luciano das Neves, 17, Prainha, Vila Velha
Entrada: Gratuita
Valor do livro: R$ 40

Comentários

Mais lidas

Samba e pagode para curtir a estreia do Brasil na Copa do Mundo

Elemento Zero apresenta novo baixista para iniciar produção de EP

Reveja a integra do primeiro dia Marien Calixte Jazz Music Festival