Pular para o conteúdo principal

Grupo América 4 apresenta show "Dos Andes a Pedra Azul", em Vitória

O grupo América 4 apresenta o show "Dos Andes a Pedra Azul", nesta sexta-feira (2), no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, a partir de 19h30. Os ingressos custam a partir de R$ 15 (meia).

O show é resultado das pesquisas de música andina durante os 34 anos de existência do grupo. A partir da fusão de diversos ritmos de outros países da América Latina - inclusive movimentos brasileiros como o tropicalismo, MPB, congo, maracatu e outras influências regionais, principalmente de Espírito Santo e Minas Gerais.

Apresentação do grupo América 4. (FOTO: Divulgação/América 4)
Este show tem como proposta ser continuidade de um projeto de resistência de identidade de nossos povos, contribuindo com a preservação da memória da música folclórica latino-americana num intercâmbio com diversos países e momentos culturais e históricos.

A banda é formada por Tobi Gil (Bolívia) nas flautas andinas, César Rebechi (Argentina) na guitarra e voz, Renato Pablo (Chile) na percussão andina e tambores, e os brasileiros Garcia Silva no teclado, Aguilar Alves no baixo, Leonardo Menses nos tambores de congo e maracatu e Marcos Coelho na voz.

O América 4
O grupo foi criado em 1988 pelo flautista e compositor boliviano Tobi Gil, e teve em suas formações a participação de músicos peruanos, uruguaios, chilenos, argentinos, bolivianos, hondurenhos e brasileiros. 

Todo esse conjunto une uma diversidade de ritmos e melodias andinas, que exploram  instrumentos característicos dos nossos países vizinhos: quena (flauta de cana ou osso), zampoña (que se assemelha a Flauta Pan) e a tarka (de madeira), oriundos do folclore boliviano, o bombo legüero (de pele de carneiro ou guanaco) e o charango boliviano (de 10 cordas feito de madeira, ou com o casco de tatu, o chamado quirquincho), além de guitarra e outros instrumentos complementares, mesclados com a sonoridade mineira e o folclore capixaba.


Serviço
Show "Dos Andes a Pedra Azul", do grupo América 4
Data e horário: 2/set (sexta-feira), a partir de 19h30
Local: Centro Cultural Sesc Glória - Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Ingressos: a partir de R$ 15 (meia)
Vendas: Site Lets.Events e bilheteria do teatro
Classificação: Livre

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena