Pular para o conteúdo principal

No Mês da Visibilidade Lésbica, Cineclube realiza encontro especial em Vila Velha

A data não é sabida por todos, mas no dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Grupo historicamente fetichizado, é nessa data que lembramos a importância de visibilizar as questões e pautas lésbicas dentro da sociedade.

Pensando nisso, o cineclube feminista Cine Por Elas, de Vila Velha, realiza na próxima terça-feira (30), às 19 horas, um encontro especial sobre a data. O filme discutido será o webdocumentário Velcro, com participação da militante "sapatão", Juliana Mentros. O encontro é gratuito.

Cena do webdocumentário Velcro. (FOTO: Divulgação)
"Visibilidade lésbica é essencial para que as mulheres possam ter espaço no mundo pra serem quem quiserem ser, sem que isso signifique uma sentença de morte ou mesmo a violência física e subjetiva. Afinal, é sobre o direito ser reconhecida e atendida por políticas públicas. De viver sem ter seus corpos fetichizados", explica Juliana Mentros, convidada.

O webdocumentário Velcro busca desmistificar a visão que muitos têm sobre as lésbicas, bem como ser um meio de resistência contra o preconceito que elas sofrem. Para isso, são entrevistadas diversas personagens de diferentes extratos sociais do Espírito Santo.

A convidada do mês é a Juliana Mentros, atriz e perna de pau,  sapatão, afiada no tema, em dados de lesbocenso e afins. A coordenação do bate-papo é de Sarah Abner, sua esposa, empreendedora e ativista na luta das mulheres negras.

Nesse mês, nas redes sociais, o cineclube Cine Por Elas também traz diversas dicas de leitura sobre a visibilidade lésbica na coluna "Elas Indicam".  E a resenha feita por Ariani Teodoro, do conto "Isaltina Campo Belo", de Conceição Evaristo, presente no livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, na coluna "Leia com Elas".


O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o "Segue o Fluxo", que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Serviço
Cine Por Elas - Dia da Visibilidade Lésbica
Data e horário: 30/ago (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Classificação etária: 18 anos
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares

Comentários

Mais lidas

Músicos capixabas em show com talentoso violonista carioca em Vitória

Santa Teresa se prepara para um 2024 histórico: 150 anos de imigração italiana no Brasil

Toponímias capixabas de origem indígena